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Branding - gestão de marca

O que é comunicação visual e como ela é importante para a sua empresa?

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A comunicação visual é parte essencial da identidade de uma marca. Afinal de contas, é ela que irá criar a imagem da empresa perante o público.

Ao pensar no McDonald’s, por exemplo, automaticamente nos lembramos dos arcos amarelos em um fundo vermelho, ou até mesmo do icônico palhaço. O mesmo acontece quando pensamos em outras marcas.

A comunicação visual engloba todos os elementos visuais de uma empresa. Desde o logo até o slogan. E lembre-se que hoje está totalmente permitido o uso dos emojis para estabelecer essa relação. 

E porque a comunicação visual é importante para a sua empresa?

Ao investir em comunicação visual, você está auxiliando nessa identificação da sua marca. Sem ela, dificilmente é possível conseguir um espaço entre o público e a o mercado.

A verdade é que existem provavelmente vários concorrentes que oferecem as mesmas coisas da sua empresa, ou parecidas. E esse aspecto estratégicos dos elementos visuais é que te ajudará a criar um relacionamento com os clientes.

Em outros posts aqui na Jazz já foi comentada a importância de se criar esse relacionamento. É essa proximidade que ajudará na fidelização dos consumidores.

Não ter uma comunicação visual impactante é tão ruim quanto ter produtos de baixa qualidade ou um mal atendimento.

Como desenvolver uma comunicação visual para o seu negócio?

Desenvolver uma comunicação visual de destaque exige alguns cuidados. Um dos maiores erros de um empreendedor é achar que esse tipo de aspecto pode ser desenvolvido sem profissionais especializados, ou até mesmo um estudo aprofundado da relação da marca com o mercado.

Várias coisas são analisadas detalhadamente e conceitos aplicados. Um deles, por exemplo, é a Psicologia das Cores. Essa é uma linha de estudo que fala como as cores podem impactar nossas emoções e até mesmo a razão.

E alguns dados mostram isso. Por exemplo, cerca de 93% avaliam o visual antes de comprar algo, principalmente a cor.

A cor também pode ser responsável por 60% da decisão de um consumidor. E cerca de 80% dos consumidores acreditam que a cor auxilia no reconhecimento de uma marca.

E esse é apenas um dos conceitos que são aplicados na construção de uma comunicação visual. Desde o tipo de tipografia utilizado até o estilo de linhas do slogan, tudo precisa ser escolhido com cuidado.

Se você deseja criar uma comunicação visual que realmente reflita aquilo que a sua marca deseja, nós separamos algumas dicas simples que podem te ajudar. Confira!Baixar ebook

Contrate profissionais especializados

Apenas profissionais especializados em construção de marcas poderão te ajudar nesse processo. Isso porque, eles terão o conhecimento necessário para transformar a missão, visão e valores da sua marca, em algo reconhecível visualmente.

Saiba quem é o seu público-alvo

É necessário estudar à fundo o seu público-alvo para que seja possível desenvolver uma comunicação visual que realmente atinja ele. Por exemplo, se ele é composto por jovens dinâmicos que utilizam a web para tudo, não adianta desenvolver algo focado em pessoas mais velhas, fechadas e que consumem mais a mídia tradicional.

Invista em diferentes materiais

Para auxiliar na identificação da marca, é necessário investir em materiais diversos, e que façam sentido para a sua marca. Por exemplo, se você tem uma livraria física, além de toda a caracterização da fachada do seu ponto de venda, é necessário investir em elementos que os clientes possam “levar com eles” tais como: cartões de visitas, marcadores de página, flyers entre outros.

Como aplicar a comunicação visual no dia a dia da sua empresa?

Além da parte de desenvolvimento, uma das maiores dúvidas dos empreendedores sobre o uso da comunicação visual é como aplicá-la no dia a dia. principalmente dentro do marketing digital.

Por isso, também separamos algumas dicas de como você pode usar todos os elementos visual que caracterizam o seu negócio, em diversas situações.

Inclua elementos da sua comunicação nas postagens em redes sociais

Uma pesquisa realizada em 2018, pela empresa de pesquisa norte-americana eMarketer revelou que 75% do conteúdo postado no Facebook são fotos. Logo, é necessário associar essas imagens de alguma maneira a marca.

Existem várias maneiras de fazer que esses conteúdos façam parte da comunicação visual. Uma delas é incluindo elementos visuais da marca na hora de tirar a foto, como banners.

Outra maneira, é incluir a logo como uma marca d’água no canto da foto.

Blog, site ou loja virtual

Sem sombra de dúvidas, uma das melhores maneiras de usar a comunicação visual dentro do marketing digital é através de blogs, sites e lojas virtuais. Isso porque, nesse tipo de espaço você tem mais liberdade para definição de layout, cores e designs.

Nas redes sociais como o Facebook, por exemplo, já há um padrão aplicado, e são poucos lugares para acrescentar elementos da marca (avatar, feed e capa). Logo, focas em páginas em que você pode mudar esse tipo de aspecto é fundamental.

E aqui, novamente ressaltamos a importância de contratar um profissional especializado em web design. É ele que irá te ajudar a criar um visual que realmente demonstre a mensagem que a sua marca quer passar, e, que ainda por cima ajude na fixação dela na mente dos clientes.

Embalagens e outros materiais personalizados

Esse é um detalhe que faz toda a diferença. Apesar do online ter ganhado tanto espaço dentro do marketing, mídias e materiais tradicionais como embalagens, cartões de visita, banners, totens entre outros, também continuam tendo sua relevância.

Logo, ao desenvolver sua comunicação visual, pense também nesses aspectos. Eles são igualmente importantes, tendo em vista que esses materiais visuais ainda são amplamente aceitos pelo público, principalmente em alguns casos específicos.

Por exemplo, uma loja virtual que envia uma embalagem personalizada para o cliente, com certeza conseguirá criar uma identidade mais sólida, e ainda se aproximará do consumidor por conta do cuidado visual.

A comunicação visual é um dos pilares do sucesso de qualquer marca. Em conjunto com outros aspectos, ela pode fortalecer a identidade da sua marca, fazendo que ela se destaque no mercado e entre os consumidores. Por isso, não deixe de investir nela. Ficou com alguma dúvida? Aproveite para deixa-la nos comentários.

Growth Hacker, especialista em performance de vendas, anos dedicado ao marketing de empresas varejo e atacado. Analista de mercado com background no mercado financeiro.

2 Comentários

  1. Valdemar Pereira de Lima Responder

    Pelo que eu entendi é a empresa de comunicação visual que define os padrões de uma empresa como um todo, ou seja:marca,
    logotipo, slogan, cor da fachada da empresa, entre outros detalhes pertinentes.

    • Geralmente isso é feito a 4 mãos Valdemar. Antes da empresa de comunicação agir. Certifique-se se ela antedeu bem o conceito que você que passar

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