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Marketing sensorial: como conquistar clientes engajados na sua estratégia digital

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O marketing sensorial é uma tendência que promete ganhar ainda mais força em 2019 se aliado às suas estratégias de Redes Sociais. Com o avanços tecnológicos ganhando mercado, como no caso das plataformas de Streaming e  a interatividade em alta, as marcas têm investido pesado em criar experiências diferenciadas para os clientes.

A verdade é que os consumidores não se impressionam mais com preços baixos ou produtos de qualidade. Mais do que esses dois elementos, eles querem ter uma experiência única ao comprar um item ou contratar um serviço e isso cada vez mais se estende às estratégias de marketing digital .

E é justamente por conta dessa mudança de comportamento que as marcas têm apostado no marketing sensorial.

Mas afinal, o que é marketing sensorial?

Basicamente, o marketing sensorial é justamente a construção de uma experiência para o cliente, mas, através do uso de um ou mais sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar). Até então, o marketing de modo geral se baseava muito apenas na parte do visual.

Desde o uso de cores vibrantes, até materiais de divulgação gigantescos, como o outdoor. No entanto, as marcas têm se reinventado e mostrado que é possível criar momentos únicos para os clientes através de estímulos sensoriais.

Mas porque essa nova tendência tem se tornado cada vez mais forte? Bom, a explicação é simples, experiências se tornam memórias únicas que irão criar uma relação mais próxima entre o seu negócio e um cliente.

Vamos supor, por exemplo, que um cliente comprou uma camiseta em sua loja por um preço em conta. Assim que ele achar outra loja que ofereça uma peça ainda mais barata, provavelmente irá esquecer da sua marca.

Agora, vamos supor que ao comprar a camiseta na sua loja o cliente também ganhou um dia de SPA, com direito a massagem relaxante e até mesmo chás calmantes. A experiência única de sair da rotina e ter um tempinho só para ele fará esse consumidor sentir muito mais apresso pela sua marca.

Como aplicar o marketing sensorial no seu negócio?

Existem várias formas de aplicar o marketing sensorial. Os avanços tecnológicos estão aí justamente para ajudar as empresas a investirem nesse tipo de estratégia.

Vamos supor, por exemplo, que você tenha uma imobiliária. Uma das possibilidades sé usar os óculos VR para mostrar um apartamento que ainda está na planta, totalmente finalizado para o cliente.

Uma cafeteria, por exemplo, pode aplicar o marketing sensorial de forma simples, criando um cheiro único e delicioso que o cliente se lembre. Uma loja de móveis sob medida pode criar uma dinâmica sensorial para que o consumidor teste vários tecidos para um sofá.

A quantidade de possibilidades é enorme. Tudo é uma questão de escolher um sentido que tenha relação com o seu negócio, e pensar em como incluir ele em estratégias de divulgação.

Exemplos de cases de sucesso que usaram o marketing sensorial e geraram engajamento digital

Sem sombra de dúvidas o marketing sensorial pode ser uma estratégia fácil de aplicar no seu negócio. E para te ajudar, nós separamos alguns cases de sucesso que usaram esse tipo de abordagem.

Sprite Shower

A cidade de Rio de Janeiro é conhecida por suas altas temperaturas. No verão, elas podem chegar facilmente na casa dos 40°C. E a marca Sprite soube aproveitar muito bem esse tipo de cenário típico da cidade.

Ela instalou uma ducha na praia, no formato de máquina de refrigerante, para que o pessoal pudesse se refrescar. Além disso, ela também distribuiu garrafas de Sprite geladinhas para a galera que foi aproveitar a ducha.

Apple

A Apple é considerada referência em muita coisa, inclusive em marketing sensorial. Além de seus designs minimalistas que agram os consumidores, ela também visa tornar suas tecnologias mais acessíveis.

Você sabia, por exemplo, que os produtos da Apple têm um cheiro próprio? Esse aroma característico foi criado visando possibilitar que pessoas com deficiência visual conseguissem identificar os aparelhos com mais facilidade.

Esse é um tipo de estratégia que que consegue fortalecer a marca de diferentes formas. Além de mostrar que a Apple tem esse cuidado em tornar seus produtos mais acessíveis, esse tipo de estratégia ajuda na criação de laços.  

Dunkin’ Donuts

Provavelmente você já deve ter sentido o cheiro de algo e ficado com vontade imediatamente de comer essa coisa. O olfato é um dos sentidos que mais desperta emoções nos seres humanos.

E apostando justamente nisso, a Dunkin’ Donuts, uma empresa no estilo Starbucks, resolveu fazer uma ação de marketing sensorial para promover seus principais produtos,  as rosquinhas e café, a marca.

Em Seoul, na Coréia do Sul, ela instalou dispensers em pontos de ônibus.  Toda vez que uma de suas propagandas passava nas telas do mobiliário, o dispenser liberava o tradicional aroma de seus cafés com rosquinhas.

Obviamente que isso despertou uma memória afetiva de muitas pessoas, e o interesse de várias outras. Segundo a própria empresa, as vendas tiveram um crescimento de 29% depois da ação de marketing sensorial.

Lacoste 

A Lacoste também soube como usar o marketing sensorial para lançar, em 2011, a Lacoste L!ve. essa era uma linha de roupas para o público jovem, na faiza etária dos 15 aos 25 anos. Ela misturava o tradicional estilo da marca, com artes de rua.

E para promover o lançamento da linha, a marca resolver dar uma repaginada completa em suas lojas. Ela criou espaços simplesmente únicos que proporcionaram experiências incríveis.

Ela criou pontos de vendas com vários atrativos decorativos. Entre eles painéis magnéticos, araras giratórias, a mesas de pebolim e muito isso.

Cada elemento foi colocado nos ambientes pensando justamente em oferecer aos clientes uma experiência única de compra. A marca queria que eles se sentissem em um lugar totalmente diferente, menos em uma loja tradicional de roupas e é óbvio que gerou uma porrada de mídia espontânea através de postagens nas mais diferentes redes sociais.

Consequentemente que a marca fez um enorme sucesso entre o seu público-alvo. Mas do que simplesmente lançar a linha nova de roupas, ela conseguir criar uma memória afetiva em cada consumidor que visitou os pontos de venda.

E com o case da Lacoste concluímos que  marketing sensorial aliado às estratégias voltadas para o marketing digital pode agregar e muito para o seu negócio, além de criar uma relação mais íntima com seus clientes tornando  o processo de fidelização mais fácil.

Growth Hacker, especialista em performance de vendas, anos dedicado ao marketing de empresas varejo e atacado. Analista de mercado com background no mercado financeiro.

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