Com consumidores cada vez mais conscientes, o marketing verde se tornou uma estratégia indispensável para qualquer empresa, pois demonstra como a marca está preocupada com o planeta e a sociedade.
Uma pesquisa recente da empresa de consultoria Mckinsey mostrou, por exemplo, que cerca de 85% dos consumidores brasileiros afirmam que se sentem melhor comprando produtos sustentáveis.
Além disso, segundo uma pesquisa feita pela Capterra, sete a cada 10 brasileiros afirmaram que as ações sustentáveis de uma empresa pode influenciar na hora de uma compra. Por isso, hoje vamos falar mais sobre esse conceito e como você pode aplicá-lo dentro do seu negócio.
Mas afinal, o que é esse tal de marketing verde?
O marketing verde é uma derivação do marketing tradicional. A principal diferença dessa modalidade é que ela foca em uma atuação mais sustentável, que vise a redução dos danos à natureza, por parte de uma empresa.
Ou seja, ela não se trata apenas de uma nova alternativa de divulgação, mas de uma mudança também na cultura organizacional. Isso quer dizer que as operações da empresa, e até mesmo o comportamento deve valorizar a sustentabilidade, e isso pode incluir:
Por que investir em marketing verde?
Mais do que uma estratégia de posicionamento de marca, o Marketing Verde também traz outros benefícios para a sua empresa, dentre eles:
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Diferencial competitivo
Um dos grandes benefícios de trabalhar com uma abordagem verde dentro da sua empresa, é que essa estratégia traz um diferencial competitivo para a sua empresa. Com os consumidores buscando cada vez mais empresas que sejam sustentáveis, ter essa iniciativa fará toda a diferença.
Não apenas para conquistar novos clientes, mas, também, para fidelizar aqueles que o seu negócio já possui.
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Reduza os seus custos operacionais
Mais uma das vantagens de você investir no marketing sustentável é que ele poderá te ajudar a reduzir os custos operacionais, por meio de operações mais econômicas! Por muito tempo o mercado deixou de investir em sustentabilidade alegando que os custos para manter operações amigas do meio ambiente eram grandes demais. Contudo, atualmente essa não é mais uma realidade.
Pelo contrário, várias operações com foco na sustentabilidade acabam reduzindo os custos efetivos do negócio.
Podemos citar, por exemplo, tecnologias de eficiência energética. Com elas, além de você reduzir o consumo de energia, contribuindo ativamente com o meio ambiente, também está reduzindo os custos do seu negócio.
Afinal de contas, a energia é considerada um dos maiores gastos para boa parte das empresas.
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Obtenha benefícios fiscais
Mais uma das vantagens de investir em marketing verde é que a sua empresa pode obter diferentes tipos de benefícios fiscais!
Visando estimular um mercado cada vez mais consciente, muitas cidades e estados possuem leis de incentivo para empresas que optam por manter atividades que reduzam os danos do meio ambiente.
Elas podem incluir desde a isenção de determinadas taxas, até redução de encargos.
Consequentemente, esses benefícios fiscais também contribuem com o caixa do seu negócio!
O ideal é que o empreendedor procure pelo setor responsável pela questão fiscal da cidade onde a empresa está localizada para obter mais informações sobre os tipos de benefícios que é possível obter.
Como aplicar essa estratégia dentro do seu negócio?
Se você deseja aplicar o Marketing Verde dentro do seu negócio, é importante ter um bom planejamento. Afinal de contas, as ativações precisam posicionar o seu negócio em diferentes frentes, e, ao mesmo tempo, trabalhar as demandas dos consumidores.
Para te ajudar, nós separamos algumas dicas simples para iniciar uma abordagem mais consciente dentro da sua empresa. Confira!
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Mantenha boas práticas nas atividades do dia a dia
A primeira grande dica para empresas que desejam colocar essa estratégia em prática é manter boas atividades sustentáveis dentro do negócio.
Tenha em mente que para aderir a essa estratégia é necessário focar em mudanças estruturais dentro da sua empresa. De nada adianta, por exemplo, você dizer que a sua empresa se preocupa com o gasto elevado de água, se dentro dela há grande desperdício.
O mesmo vale para outros ideais que são constantemente associados à sustentabilidade. É essencial que a sua empresa não seja verde apenas no papel.
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Atualize suas operações para que elas sejam mais amigas do meio ambiente
Mais uma das dicas para quem deseja colocar o marketing verde realmente em prática dentro do negócio é mapear as operações e verificar o que pode se tornar mais sustentável.
Um erro muito comum dos empreendedores é apenas “criar uma imagem sustentável” sem efetivamente trazer o marketing verde para a realidade de suas empresas.
Para que essa estratégia realmente gere os resultados almejados, é fundamental que ela seja aplicada de forma efetiva na cultura organizacional do seu negócio. E isso inclui mudanças nas suas operações, de modo que elas sejam mais sustentáveis.
Dentre as mudanças que é possível implementar estão:
- Logística reversa para o descarte correto de embalagens;
- Utilização de iluminação que aumente a eficiência energética;
- Implementação de reciclagem dentro dentro da empresa;
- Criação de conteúdos de conscientização para funcionários.
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Promova ações de conscientização dentro do seu negócio e também para o seu público-alvo
Mais uma das dicas para implementar o marketing verde dentro do seu negócio é promover ações de conscientização. Tanto para o seu público-alvo, como, também, para os seus funcionários!
Eventos, ativações nas redes sociais, campanhas, existem diferentes tipos de abordagens que é possível colocar em prática. O foco aqui é mostrar como cada um fazendo sua parte, o meio ambiente pode ser beneficiado.
Quando você promove esse tipo de ativação, as pessoas acabam associando a sua marca ao movimento sustentável. Além disso, você também acaba tendo papel ativo na promoção de uma visão mais ecológica sobre o seu segmento.
Uma boa dica para começar a promover essas ações e eventos é se atentar ao calendário verde. Existem várias datas que podem ser incluídas no planejamento do seu negócio. Contudo, é importante que a sua empresa tenha mais autonomia, e não fique presa apenas a essas datas;
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