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Marketing Digital

Pixel do Facebook: o que é e como funciona?

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Se você já criou ou tentou criar uma campanha na rede social de Mark Zuckerberg deve ter visto a opção de Pixel do Facebook. Basicamente esse é um código que pode ser inserido no seu site. 

A função dele é fazer um rastreamento e capturar dados a partir das interações dos usuários dentro da sua página. Essa ferramenta é amplamente utilizada para a mensuração de campanhas, bem como para identificar a experiência do usuário, principalmente no e-commerce.

Qual a importância de usar o pixel do Facebook na sua estratégia de marketing? 

O Pixel do Facebook é muito útil e versátil para quem deseja fazer a mensuração de resultados de campanhas de marketing. Isso porque ele é útil tanto para quem atua com vendas e quer aumentar a taxa de conversão, como para quem deseja fortalecer e expandir a marca na web.

Ao ser instalado, o código conseguirá registrar todos os eventos para o qual foi programado. E um dos grandes diferenciais dessa ferramenta é justamente o fato dela conseguir monitorar diferentes tipos de ações, tais como: 

  • Informar quando um usuário se torna um lead, seja através do preenchimento de um formulário, assinatura de newsletter ou até mesmo o download de algum material;
  • Monitorar os tipos de visualizações de conteúdo da sua página. Desde quais são as principais abas e conteúdos acessados, até o tempo de visualização;
  • No caso de e-commerce, é possível monitorar também a quantidade de compras feitas, adição no carrinho e até na lista de desejos;
  • Mapear quais são as principais pesquisas feitas eu seu site. 

Além disso, você pode combinar mais de um evento para obter um monitoramento mais completo sobre os seus anúncios e assim aperfeiçoar as próximas campanhas. 

Quando utilizar e como utilizá-lo? 

Como você pode ver, o Pixer do Facebook é muito útil para quem deseja monitorar as campanhas de Facebook. Logo, ele pode ser usado sempre que você quiser obter dados mais detalhados sobres os anúncios.

Mas além de ser uma excelente ferramenta de rastreamento, esse código também pode ser utilizado para: 

  • Fazer campanhas de remarketing para tentar converter o público que acessou sua campanha mas não concluiu a ação prevista;
  • Rastrear os tipos de conversão que acontecem dentro da sua página;
  • Fazer o redirecionamento eficiente do seu público;
  • Otimizar as suas estratégias de marketing;
  • Obter dados detalhados sobre o seu público.

Agora que você já sabe da importância dessa ferramenta e quando utilizá-la, abaixo vamos fazer um passo a passo sobre como usar esse código de rastreamento. Confira!

  1. Primeiramente você deverá logar na conta utilizada para gerenciar a comunicação da sua página empresarial no Facebook; 
  2. Depois, clique em “Gerenciador de Anúncios” e em seguida na opção Pixels que fica localizada na coluna “Medir e Informar”;
  3. Agora clique em Criar um pixe;
  4. Uma nova janela irá se abrir e você deverá preencher todos os campos solicitados. Depois é só clicar em Continuar;
  5. Agora, dê um nome para esse código de rastreamento e em seguida informe o URL do seu site; 

Aqui você já criou o seu Pixel do Facebook. Contudo, ele precisará ser instalado corretamente para que seja possível iniciar o rastreamento (importante, mantenha a página do pixel aberta enquanto você faz as próximas etapas). 

Aqui vale uma dica! O ideal é contar com uma agência especializada em estratégias de marketing digital para fazer toda essa gestão de pixels e mensuração de dados. 

Mesmo que você tenha um conhecimento mínimo sobre programação para instalar o código, ao contar com uma empresa profissional será possível evitar dores de cabeça na instalação e ainda ter orientações sobre otimização de campanhas. 

Bom, mas vamos mostrar rapidamente como esse pixel é instalado em um site WordPress. 

  1. Cope o código do pixel criado; 
  2. Abra o painel de configurações do seu site WordPress e passe o mouse por cima da opção “Plugin”;
  3. Em seguida, clique em adicionar novo;
  4. Procure pelo plugin Insert Headers and Footers e depois faça a instalação e ativação;
  5. Vá para as configurações do plugin; 
  6. Agora cole o código do Pixel no campo Scripts in Heade e clique em Save. 

Pronto, agora você está com o seu pixel já instalado no site. 

Configurando seu primeiro evento 

Uma vez que você tenha criado e instalado o Pixel do Facebook corretamente, é a hora de criar o primeiro evento de monitoramento do código. 

  1. Primeiramente volte na aba de configuração do Facebook que você deixou em aberto e clique na opção Continuar;
  2. Em seguida você deverá clicar na opção “Usar a Ferramenta de Configuração de Eventos do Facebook”;
  3. Se tudo estiver correto você será redirecionado automaticamente para o seu site. Caso isso não aconteça, insira novamente o URL da página no campo indicado e aperte Enter;
  4. Assim que você estiver no seu site uma janela irá surgir na tela. Leia com atenção e vá avançando até que o botão Começar apareça;
  5. Agora, bem no canto da tela irá aparecer o primeiro campo de configuração. Nele você deverá selecionar o tipo de evento que deseja criar dentre as opções listadas;
  6. Clique em Continuar; 
  7. Em seguida, clique Finish Setup e depois na opção Concluir.

Automaticamente você será redirecionado para o Gerenciador de Anúncios da página da sua empresa. 

Agora, sempre que um usuário fazer a ação configurada o Pixel fará o registro e você será notificado no seu Gerenciador de Eventos.

É possível criar vários pixels para monitorar diferentes tipos de eventos. Por exemplo, se você tem um e-commerce, é possível criar um código para monitorar a quantidade de vendas através dos anúncios, outro para itens que foram adicionados no carrinho mas que o cliente não comprou e um terceiro pixel para verificar quais são os produtos mais visualizados. 

Combinando esses três dados você poderá redirecionar as suas campanhas e gerar melhores resultados para o seu negócio. 

Mas lembre-se, se você quer utilizar todo o potencial desse recurso, o ideal é contar com uma agência especializada em marketing digital. 

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Growth Hacker, especialista em performance de vendas, anos dedicado ao marketing de empresas varejo e atacado. Analista de mercado com background no mercado financeiro.

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