Você provavelmente já deve ter dado de cara com uma série de Siglas de Marketing Digital. SEO, ROI, CAC entre outras.
E para quem está começando, esse “mar” de siglas pode gerar muita confusão. Cada uma pode representar uma abordagem, técnica, resultado, métrica ou outro tipo de informação importante.
Por conta disso que é tão importante conhecer as Siglas de Marketing Digital. E nesse post nós vamos falar sobre algumas das principais.
As principais Siglas de Marketing Digital
Existem dezenas, talvez centenas de Siglas de Marketing Digital. Conforme essa área cresce, novas palavras e termos vão surgindo.
Mas, existem alguns principais que qualquer um que deseja usar a internet para potencializar os resultados de uma marca, precisa saber, são elas:
ROI
ROI é a sigla usada para indicar a métrica Return on Investment, que em português significa Retorno Sobre Investimento. Como o próprio nome já diz, esse indicador visa mostrar se uma empresa teve lucro ou prejuízo com as ações de marketing digital.
Em teoria, para obter esse dado você só precisa subtrair o valor dos resultados de uma campanha, pelo valor investido. Vamos supor, por exemplo, que a empresa investiu R$ 500 reais em ADS, e obteve um retorno de R$ 4.500. A conta ficaria da seguinte forma:
4500 – 500 = 4000
Ou seja, o ROI seria de R$ 4.000. Acontece nem sempre essa fórmula pode ser aplicada, pois, nem sempre o objetivo de uma campanha de marketing vai ser aumentar as vendas.
Esse é o tipo de meta mais comum. Contudo, cada vez mais as empresas têm buscado outros resultados igualmente importantes, tais como:
- Aumentar o engajamento da audiência;
- Aumentar a audiência de um site/e-commerce;
- Conseguir mais seguidores;
- Melhorar o alcance de postagens.
Nesse tipo de situação, é necessário fazer cálculos diferenciados. Por exemplo, vamos supor que a empresa investiu R$ 1.000 em links patrocinados para aumentar o número de acessos da sua página.
Antes da campanha a média mensal era de 1.000 visualizações. E depois da ação, ela passou a ser de 3.000. Logo, para calcular o ROI seria necessário subtrair o número de visualizações atual pelo antigo.
3000 – 1000 = 2000.
Ou seja, a empresa teve um retorno de 2.000 visualizações a mais.
CAC
Mais uma das siglas de marketing digital que você precisa conhecer é a CAC. Ela significa custo de aquisição de cliente, e tem como objetivo mostrar quanto você gasta para conseguir mais clientes.
Nesse caso, o ideal é que esse indicador seja sempre o menor possível. Afinal de contas, quanto menos você gastar com a aquisição, maior será o seu ROI.
Uma das dúvidas mais recorrentes entre os empreendedores é como esse indicador é calculado. Os elementos dessa conta podem variar bastante, pois, além do dinheiro investido na ação em si, é necessário considerar gastos como o salário dos funcionários do departamento de marketing/venda, despesas estruturais entre outras.
Depois de somar todos esses gastos, é só dividir o valor pela quantidade de novos clientes adquiridos.
Vamos supor que suas ações de marketing de um mês totalizaram R$ 5.000, e que você tenha conseguido 100 novos clientes com elas. O cálculo ficaria da seguinte forma:
5000 / 100 = 50
Isso quer dizer que o seu custo por cliente é de R$ 50. Esse indicador pode ser bom ou ruim, dependendo de quanto o cliente gasta.
Por exemplo, se você gastou R$ 50, mas o ticket médio de seus clientes é de R$ 500, o seu CPC é excelente. Agora, se o ticket médio tem sido R$ 25, então sua marca está perdendo dinheiro.
CPC
CPC é mais uma das siglas que tem relação direta com a parte financeira do marketing digital. Essa é a sigla usada para indicar o Custo por clique.
Ou seja, quanto uma marca está gastando para obter o clique do usuário.
Esse é principal indicador, bem como fonte de renda, de ferramentas de ADS e motores de busca como o Google. Geralmente, quanto maior o valor investido nessas plataformas, melhor é o alcance e posicionamento da marca.
Contudo, para quem investe nas ações de marketing digital, o ideal é que esse indicador seja baixo. Se você gasta muito para ter o clique do usuário, a sua estratégia pode não ser a mais adequada.
Essas são apenas algumas das siglas de marketing digital que existem no mercado. Existem muitas outras, bem como estratégias e técnicas.
Por conta disso que é indicado que as marcas procurem agências e profissionais especializados na hora de desenvolver ações para web. É necessário um amplo conhecimento no assunto para desenvolver planejamentos realmente eficazes, e que possam gerar os melhores resultados.
Leads
Quando se fala em Leads, muitas pessoas acreditam que eles sejam clientes. Mas isso é um erro.
Na verdade, a sigla lead indica um cliente em potencial. Alguém que forneceu os dados para uma marca, ou que demonstrou algum tipo de interesse por ela.
Esses indivíduos têm grandes chances de se tornarem clientes, mas eles ainda não tomaram a decisão de compras. Por conta disso, boa parte das marcas foca seus esforços de marketing digital justamente em converter esses leads em clientes.
B2B
A sigla B2B é usada para indicar o termo “Business-to-Business, que em português significa empresa para empresa. Essa palavra é utilizada para indicar a venda de produtos e serviços de uma empresa diretamente para outra, e não para o “consumidor geral”.
Uma empresa de softwares de gestão que vende sistemas de frente de caixa, por exemplo, é uma B2B. E porque essa é uma sigla importante do marketing digital?
É que geralmente a abordagem de ações de marketing B2B é bem mais complexa que a B2C. Isso porque, como o foco são outras empresas, as tomadas de decisões pela emoção são bem mais difíceis de acontecer.
Além disso, as estratégias possuem um foco mais “técnico”, uma vez que o foco é o empreendedor. O “consumidor comum” tende a não exigir tantas informações técnicas e especificações quando busca informações na internet.
Um empreendedor, por sua vez, busca conteúdos mais aprofundados e técnicos. Afinal de contas, a sua decisão vai interferir diretamente no desempenho do negócio.
B2C
B2C, por sua vez, significa “Business-to-Consumer”, que em português é De Empresa Para Cliente. Ou seja, são empresas que comercializam produtos e serviços para o chamado consumidor final, a pessoa física.
Apesar de ter uma abordagem menos complexa do que a B2B, o marketing digital para empresas B2C também exige um trabalho extenso. Isso porque é necessário delimitar desde a persona que a marca atende, até que tipo de linguagem é a mais adequada, quais os principais canais de busca, necessidades, perfil consumidor entre outras informações.
Dependendo do nicho da empresa, bem como o seu público-alvo, as ações de marketing digital podem se tornar ainda mais complexas.
CTA
A CTA é a sigla usada para indicar a “Call-to-Action”, que em português significa chamada para ação. Esse é um tipo de estratégia de marketing digital onde um “comando” é dado ao consumidor, com o objetivo deles concretizarem a ação indicada.
Existem várias maneiras de fazer uma CTA. Em sites de e-commerce, por exemplo, geralmente ela é usada no formato de banners, botões e links como “Compre Agora” ou “Assine para receber nossas ofertas”.
A CTA pode ser usada para alcançar diferentes objetivos do seu planejamento. Desde aumentar a quantidade de leads através do preenchimento de um formulário, até aumentar o ticket médio.
Diferença entre CEO e SEO
Além das Siglas de Marketing Digital acima, muita gente fica em dúvida as siglas CEO e SEO. Apesar delas terem praticamente o mesmo som, elas representam coisas completamente diferentes.
CEO, é a sigla para Chief Executive Officer, que em português significa Diretor Executivo. Ela é utilizada para indicar uma pessoa que possuem o maior cargo de liderança de uma empresa, como o presidente.
É esse profissional que toma todas as decisões da empresa. Por conta disso, ele precisa conhecer o empreendimento à fundo, e também ser especializado em gestão.
Outra diferença está em relação a pronúncia. CEO pronúncia “cíiou”.
Essa sigla não tem relação com o marketing digital, mas, com o mundo corporativo.
Por sua vez, SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que em português ficou conhecido como otimização de sites. Essa palavra representa o conjunto de técnicas usadas para melhorar o posicionamento de sites e páginas da web em motores de busca, como o Google.
Ele engloba uma série de estratégias, desde o uso de palavras-chaves, até tittle tag.
No caso dessa sigla, a pronúncia é “éss íou”. E nesse caso ela tem ligação direta com o marketing digital. Isso porque, as técnicas de SEO são um dos pilares de qualquer planejamento para a web.
Conclusão
Conhecer as Siglas de Marketing Digital é essencial para quem deseja trabalhar com ações para a web. É por meio desse tipo de conhecimento que você poderá saber como usar essas estratégias para potencializar seus resultados na web e fortalecer o posicionamento da sua marca.
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