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O que é SEMRush e qual a sua importância?

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A otimização é um dos elementos essenciais para garantir o sucesso das estratégias de marketing digital. E o SEMRush é uma ferramenta que pode auxiliar e muito nesse processo. 

O foco principal desse plataforma é ajudar na realização de pesquisas estratégicas para campanhas de marketing digital, bem como para a produção de conteúdo. Além disso, ela também pode ser usada para automatizar postagens.

Qual a função do SEMRush? 

Ao usar o SEMRush é possível identificar com facilidade quais são as palavras-chave para trabalhar em ações pagas e também em conteúdos para blog. Dessa maneira é possível tomar decisões de maneiras mais assertivas. 

Essa ferramenta também pode ajudar o seu negócio a entender o desempenho dos concorrentes e assim comparar com o de sua própria marca. Basicamente ele funciona como um analytics, mas com foco em oferecer uma experiência mais ampla no que diz respeito da concorrência. 

Qual a importância dessa ferramenta? 

Quando o assunto é marketing digital, ter dados precisos sempre na palma da mão é fundamental para qualquer empresa que deseja ter bons resultados. E o SEMRush é uma ferramenta muito importante nesse sentido.

Isso porque ele essa plataforma oferece uma visão mais completa não apenas das palavras-chave que você deseja trabalhar, mas daquelas que são tendência ou que podem ser boas alternativas para suas estratégias digitais. 

Dessa forma fica mais fácil obter insights, bem como entender de forma aprofundada como outras empresas do segmento têm se comportado na web.

Inclusive, essa ferramenta é considerada uma das melhores de SEO da atualidade. Dentre as funcionalidades que ela oferece podemos citar: 

  • Análise de domínio, incluindo de concorrentes;
  • Análises de palavras-chave;
  • Geração de relatórios;
  • Mapa de posicionamento competitivo.

Como funciona?

Um dos grandes diferenciais do SEMRush é que ele oferece diferentes tipos de planos. Ou seja, é possível encontrar opções tanto para pequenas como para grandes empresas.

Além disso você tem um período de 7 dias de testes gratuitos. Dessa forma é possível ter uma prévia de toda a gama de recursos que você terá sua disposição.

Confira abaixo um breve resumo de cada plano.

  • Pro

É considerado o pacote mais básico e tem como foco empresas e profissionais com o orçamento mais limitado.  Através dele é possível fazer a gestão de projetos de SEO, bem como conhecer origens de tráfego e obter métricas de campanhas. 

  • Guru

Esse é um plano mais indicado para agências e negócios em expansão. Isso porque através dele é possível obter relatórios mais completos, ampliação de limites do pacote e também uma plataforma de marketing de conteúdo. 

  • Business

Essa é uma modalidade que foca em quem já tem uma grande presença na web, mas que deseja ter ainda mais facilidade para gerenciar as estratégias digitais. Um dos grandes diferenciais desse plano é que você pode integrar o SEMRush ao Google Data Studio. 

Além disso, a gama de relatórios é bem mais ampla que as alternativas anteriores. 

  • Enterprise

Essa é a versão personalizada para grandes empresas que precisam de uma solução mais customizada para atender as demandas. Com esse plano é possível realizar o rastreamento ilimitado de sites grandes e ainda por cima ter um treinamento online para ajudar no planejamento de estratégias digitais. 

Outra vantagem é que nesse pacote a empresa também pode contar com uma série de recursos adicionais. 

Quais as vantagens de usar o SEMRush? 

Não importa se você está iniciando no planejamento das estratégias digitais, ou se já possui uma presença na web, o fato é que obter informações sobre campanhas, tráfego e métricas de modo geral pode ser bem complicado. 

Mas com a ferramenta SEMRush tudo isso se torna mais simples. E dentre as vantagens dessa solução podemos citar: 

  • Facilite a identificação de palavras-chave para trabalhar no funil de vendas 

Com essa plataforma, você consegue saber o volume de buscas não apenas nas palavras-chaves que já identificou como poderosas para seu negócio, mas também das relacionadas.

Ou seja, fica mais fácil identificar quais termos podem ser trabalhados em cada etapa do funil de vendas para assim obter resultados melhores. 

  • Análise de concorrentes completa 

Quando o assunto é marketing digital é fundamental olhar não apenas para o próprio negócio, mas para a concorrência. Dessa forma é possível verificar quais os pontos fracos e fortes e assim elaborar ações mais assertivas. 

Com o SEMRush você consegue obter uma análise de SEO completa, incluindo da concorrência.

Você poderá ver não apenas os termos que os seus concorrentes estão usando nas ações de otimização, como também de onde vem o tráfego deles. 

É uma ótima maneira de compreender o “inimigo” e assim acertar em cheio no alvo. 

  • Acompanhe a evolução das suas estratégias 

Dentro do marketing digital tudo precisa ser constantemente atualizado. Afinal de contas, uma palavra-chave que era boa ontem, amanhã já pode ter um volume de buscar inferior. 

E um dos grandes diferenciais dessa ferramenta é justamente o fato de você conseguir acompanhar a evolução do seu trabalho. É possível acompanhar e medir cada ação feita através da plataforma.

Consequentemente, fica mais fácil entender o que está dando certo para o seu negócio, e quais as campanhas ou ações que precisam ser melhoradas.

  • Identifique parceiros com mais facilidade

Dentro da web os parceiros podem ser de grande ajuda, principalmente dentro do marketing de conteúdo, com o uso de guest post. 

Agora imagine conseguir identificar quais os sites, portais ou até mesmo blogs que podem gerar parcerias de sucesso? Pois é exatamente isso que o SEMRush faz.

Isso porque, através da ferramenta você consegue fazer uma análise detalhada de backlinks, juntamente com relatórios de SEO. Dessa maneira fica simples identificar quais as páginas da web que podem ser potenciais parceiras.

Além disso, é possível encontrar páginas de grande relevância para o segmento, que auxiliem o seu negócio a criar mais autoridade. 

Sem sombra de dúvidas o SEMRush é aquele tipo de ferramenta que todo profissional ou empresa precisa ter se quiser ter resultados com o marketing digital. 

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Growth Hacker, especialista em performance de vendas, anos dedicado ao marketing de empresas varejo e atacado. Analista de mercado com background no mercado financeiro.

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