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Como criar e-mails que impactam seus clientes?

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Quando o assunto é estratégias de impacto dentro do marketing digital, o e-mail é sem sombra de dúvidas uma das melhores. De acordo com uma pesquisa do MarketingSherpa, cerca de 72% dos consumidores escolhem o e-mail como o melhor canal para receber comunicações de empresas e marcas. 

Já um estudo da CampaingMonitor mostrou que esse tipo de estratégia é 40 vezes mais efetiva para aquisição de novos clientes do que redes sociais. Isso porque, ela possibilita um contato direto entre os leads e as marcas. 

Mas para criar e-mails de impacto, é importante aplicar algumas técnicas. E abaixo nós vamos mostrar algumas delas. 

  • Tratamento personalizado é fundamental 

Quando falamos de e-mail marketing, é preciso ter em mente que esse é um canal que se baseia na personalização. Tenha em mente que um lead que fornece os seus dados para serem usados em mailings, estão buscando “algo a mais”.

Tratamentos genéricos só vão fazer que suas mensagens nunca sejam abertas. Por isso, é importante focar na personalização. 

Quem recebe esse e-mail precisam sentir que aquela mensagem foi enviada especialmente para ele. Um bom exemplo disso é utilizar o primeiro nome da pessoa já no assunto. 

A mensagem “João, temos uma oportunidade especial para você levar o produto X para casa” é mais impactante do que apenas “Temos uma oportunidade especial para você”.

Isso porque na primeira alternativa você está não apenas citando o nome do cliente, como o produto específico que ele deixou no carrinho. Ou seja, a pessoa sabe que aquela mensagem foi exatamente para ela. 

  • Os assuntos precisam ser curtos e diretos 

A grande maioria das pessoas faz o primeiro acesso do dia da caixa de e-mails pelo celular. Ou seja, o espaço para o assunto é muito reduzido. 

Logo, não adianta você fazer duas linhas de assunto, sendo que apenas meia frase vai aparecer no smartphone. 

Por isso, nossa segunda dica de como criar e-mails de impacto é focar em tamanhos curtos e objetividade. 

O quão curto? Em média de 20 a 40 caracteres. E abaixo nós damos alguns exemplos de assuntos curtinhos, mas que chamam a atenção em uma caixa de entrada. 

  • 3 dicas de looks de verão;
  • Frete Grátis para todo o Brasil;
  • 20% de desconto em toda a loja;
  • Surpresa! Seu carrinho 20% off
  • Use algoritmos ou percentuais para chamar a atenção 

Utilizar algoritmos ou percentuais é vantajoso por dois motivos. O primeiro deles é o fato deles exigirem menos caracteres do que quando você escreve por extenso. 

E o segundo é que eles são captados com mais rapidez. Ou seja, você prenderá a atenção do seu usuário.

Exemplos: 

  • Frete grátis para compras acima de R$ 100;
  • 15% off para toda loja;
  • 10 looks para te inspirar. 
  • Saiba estruturar o seu layout para evitar cair em Spam 

Você não terá nenhum impacto se o seu e-mail for encaminhado diretamente para a caixa de Spam. Afinal, o usuário não terá nem mesmo a chance de sequer olhar o seu conteúdo. 

Por isso é importante saber como estruturar o seu layout. A primeira regra nesse sentido é evitar deixar a mensagem muito pesada. 

Quando o provedor identifica um e-mail muito pesado, a tendência é que ele seja automaticamente descartado. É uma proteção básica para evitar a instalação de malwares. 

Para isso, invista na otimização de imagens, e em uma boa estrutura HTML. 

A segunda regra é atenção na questão do redirecionamento. Se o provedor suspeitar de qualquer link que você tenha colocado na mensagem, ele vai encaminhá-la para Spam. 

Por fim, muito cuidado para que o e-mail não se torne uma verdadeira festa de poluição visual. Prefira um design minimalista, sem excessos. 

  • Use palavras-chave para dar contesto e chamar a atenção

Para uma pessoa ser impactada ela precisa que algo chame a atenção no assunto do e-mail, e também no corpo da mensagem. Logo, uma excelente estratégia é utilizar palavras-chave que tenham relação com o seu negócio para causar esse efeito. 

Por exemplo, vamos supor que você tenha uma loja virtual de suplementos alimentares, palavras como: suplementação, musculação, boa forma e fitness são excelentes para se trabalhar. 

Elas estão diretamente ligadas a sua atividade, e provavelmente são assuntos de interesse para o leitor que deu os dados para entrar no seu mailing.

  • Evite palavras muito comerciais 

Nós sabemos que o impacto que você quer gerar no usuário é o de conversão. Mas, não deixe isso implícito usando termos como promoção, compre, oferta, crédito entre outras.

Essas palavras já foram tão utilizadas dentro do marketing digital, principalmente no e-mail marketing, que muitos usuários passam batido quando olham elas. Além disso, por conta do uso excessivo, elas podem facilmente cair em Spam. 

Existem várias formas de você falar para o leitor que você tem uma oportunidade única para oferecer, sem usar esses termos. Por exemplo ao invés de usar a frase “Toda nossa loja com 15% de desconto” você pode dizer “Toda a loja com 15% off”. 

Você está dizendo exatamente a mesma coisa, mas sem usar um termo que talvez nem chame a atenção do usuário. 

  • Teste, teste e teste mais um pouco 

Apesar de existirem várias estratégias para criar e-mails de impacto, a verdade é que você precisa testar muito. Isso porque, cada lista é única, e cada marca terá objetivos específicos. 

Uma loja virtual de roupas femininas não terá o mesmo tipo de abordagem que uma escola de cursos online. O público é completamente diferente, assim como o produto, o nicho e os comportamentos de modo geral. 

E dentro do seu próprio público-alvo você verá diferenças. Por isso a dica de ouro é testar muito.

Invista em uma boa ferramenta de mensuração de e-mail marketing, e avalie cada campanha e mensagem enviada. Com os dados que você irá obter através dos relatórios é que será possível otimizar cada vez mais as suas estratégias e assim alcançar os melhores resultados. 

Gostou dessas dicas? Então aproveite para assinar a nossa newsletter e saiba como aumentar o impacto das suas estratégias de marketing digital. 

Growth Hacker, especialista em performance de vendas, anos dedicado ao marketing de empresas varejo e atacado. Analista de mercado com background no mercado financeiro.

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