fbpx
Marketing Digital

Adwords ou facebook Ads – em qual investir?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Dentro do marketing digital os anúncios pagos são poderosas ferramentas para engajamento, maior volume de vendas, autoridade da marca e afins. Existem várias formas de divulgar o seu produto / empresa por mídias pagas, sendo que as mais conhecidas são o Facebook Ads e o Google Adwords.

Quem está entrando agora nesse mercado, deve estar se perguntando, mas devo investir em Adwords ou facebook Ads? Já que são plataformas diferentes e com propostas diferentes.

Se você tiver que escolher somente um, é melhor conhecer com detalhes as características de cada um deles, antes de tomar a decisão final, para isso, continue até o final do nosso artigo de hoje.

Facebook Ads

Vamos começar falando sobre o Facebook Ads, uma alternativa muito utilizada, já que é uma rede social muito poderosa e com diversos usuários ativos e um nível de alcance muito grande.

Dentro do Facebook Ads é possível criar um anúncio com texto e foto, ao clicar no anúncio o usuário pode ser direcionado para o website da empresa ou mesmo para a fanpage do Facebook da empresa.

O interessante dessa ferramenta com certeza é a segmentação do público, ou seja, o facebook sabe para quem ele deve mostrar o seu anúncio, aumentando as chances de conversão.

Segmentação

Na hora de fazer o anúncio é possível determinar fatores considerados importantes, como: o sexo que você deseja atingir, a localização (por cidade, estado ou país), a idade, o relacionamento, profissão e até mesmo o que a pessoa coloca como interesses pessoais.

O Facebook até criou uma estratégia para facilitar até ainda essas informações, a chamada ‘’lookalike audiences’’ que vai permitir que os anunciantes façam upload de todas as informações sobre os clientes ativos, dentro do seu sistema para Facebook.

Como sabemos, o nosso anúncio não serve e nem vai atingir todas as pessoas. Quando o Facebook faz esse filtro, selecionando para quem deve mostrar, as chances de sucesso passam a ser maiores, resultando em um investimento bem sucedido.

Como mencionado, tanto fotos como vídeos podem fazer parte do seu anúncio, isso gera mais impacto e consegue engajar mais o público. Foi comprovado que uma imagem ou mesmo um vídeo, chama mais atenção do usuário do que um texto corrido, por exemplo.

Pagamento

O pagamento pode ser por clique ou por visualização, sendo feito a cada mil exibições do anúncio. Além disso, é preciso saber que há dois tipos de anúncios dentro da rede social.

Primeiramente, podemos mencionar a história patrocinada, que vai aparecer para aquelas pessoas que já curtem sua página. A vantagem de investir nessa ferramenta é que a mesma vai mostrar interações dos usuários, como votar em enquetes ou mesmo compartilhar o post.

 

A segunda ferramenta é o chamado ‘’post promovido’’, ao criar um anúncio, o mesmo vai aparecer no feed de pessoas que possam curtir sua página ou consumir o que você está promovendo, dando maior visibilidade.

Assim, é uma ferramenta que vai alcançar pessoas com base no perfil que você determinar, sendo perfeita para divulgação de um novo produto ou de uma marca que deseja mais seguidores.

Google Adwords 

Quando falamos sobre o Google Ads, estamos falando de uma ferramenta que já existe há muito tempo dentro do marketing digital e que aos poucos vem se expandindo.

Aqui, estamos falando de uma ‘’busca paga’’, a grande vantagem está que o Google é um serviço que as pessoas utilizam todos os dias, o número é gigante e por isso o alcance acaba sendo muito alto.

Para além disso, o Google é uma ferramenta que está cada vez mais otimizada, como por exemplo, fazendo uso de inteligência artificial e aprendizagem automática.

O Google Ads vai permitir que o usuário crie anúncios de texto que sejam direcionados ao seu website ou mesmo para alguma página de rede social. Depois da criação do anúncio é importante dar um lance na palavra-chave escolhida.

Palavra-Chave

Há ferramentas que podem te ajudar a escolher a palavra-chave  certa, já que essa escolha é muito importante para o sucesso do seu anúncio. É possível escolher mais de uma palavra-chave , por exemplo.

Quando alguém estiver no Google e buscar pela palavra-chave  que você utilizou no anúncio, o mesmo vai ser exibido nos resultados, lá no topo da página para que seja de fácil visualização.

Quanto ao pagamento, na plataforma do Google Adwords você paga por cliques efetivos, ou seja, funciona na modalidade ‘’custo por clique’’, diferente das opções mencionadas dentro do Facebook Ads.

Porém, é importante saber que provavelmente o seu anúncio não será o único com aquela palavra-chave , já que estamos falando de uma estratégia cada vez mais adotada.

O anúncio que vai aparecer para o usuário tem relação com o quanto está sendo pago, mas também com a qualidade daquele anúncio, por isso é tão importante pensar em uma estratégia para atingir o seu público alvo.

O Google entende que mostrando um anúncio relevante, aquele usuário vai voltar ao buscador mais vezes, por isso está sempre de olho na qualidade para indicar algo para quem pesquisa.

A taxa de cliques é um dos fatores mais utilizados para medir a relevância de um anúncio, por exemplo. É assim que o Google funciona com toda a questão do SEO e do ranking de resultados, levando isso também para os anúncios.

Por isso, em ambas estratégias, não basta pagar, é preciso pensar em algo que vai atingir o seu público – alvo, o pagamento funciona como um impulso.

Adwords ou facebook Ads?

Depois de conhecer detalhes de cada plataforma, vem a pergunta que não quer calar. Adwords ou facebook Ads? 

Dá para perceber que não existe um ou outro, ou seja, não dá para afirmar que uma estratégia vai funcionar melhor do que outra, tudo depende do seu objetivo.

Por isso, pense em quem você deseja alcançar, no seu público – alvo, na sua propaganda e depois decida em qual dessa plataformas vale a pena o seu investimento.

Para conferir mais artigos, continue em nosso site.

Growth Hacker, especialista em performance de vendas, anos dedicado ao marketing de empresas varejo e atacado. Analista de mercado com background no mercado financeiro.

Deixe um comentário

Pin It