O Instagram se tornou uma poderosa ferramenta de trabalho, seja para os influenciadores digitais como já falamos, e cada vez mais para as empresas.
Entretanto, a rede social vem sempre mudando a maneira do alcance dos conteúdos de suas contas, e isso deixa os usuários com dúvidas, sem saber como funciona e o que fazer para que o perfil tenha mais acessos e seja um sucesso.
Como eu escrevi em 2018, com a chegada do IGTV, todos poderiam ter um canal de tv . A ferramenta não teve o “ibope” que a rede gostaria, escrevi até sobre o flop do IGTV , não foi mesmo? Quem utiliza essa ferramenta de forma profissional provavelmente encontrou muitas dificuldades quanto ao alcance de seus vídeos. Com certeza teve uma pitada do algoritmo do Instagram nessa dificuldade. Muitas mudanças aconteceram, acontecem e irão acontecer no Instagram.
Entender sobre o algoritmo do Instagram é algo essencial para todos os que desejam usufruir desta ferramenta para o seu negócio, e por isso preparamos esse conteúdo para você. Descubra as dicas para ter um excelente alcance e um bom engajamento, acompanhe.
Afinal, como funciona o algoritmo do Instagram?
No começo da plataforma, o Instagram tinha o seu funcionamento por ordem cronológica, assim, as fotos eram exibidas aos seguidores, conforme a pessoa postava.
Tudo isso começou a mudar no ano de 2016, o grande objetivo era mostrar para o usuário os posts mais relevantes, e isso tem relação com o que o usuário curte na plataforma e outros detalhes.
Ou seja, quando falamos sobre o algoritmo do Instagram estamos falando sobre uma ferramenta que tem como objetivo fazer com que o usuário encontre o que ele deseja em primeiro lugar.
De forma prática, é preciso entender quais os princípios tecnológicos do misterioso algoritmo .
Temporalidade
O primeiro a ser citado é a temporalidade, como mencionado, a rede social começou mostrando as postagens por ordem cronológica e mudou esse funcionamento, mas a temporalidade das fotos é algo que ainda importa.
Tudo porque, o Instagram leva em conta que os usuários da plataforma querem ver um conteúdo novo e recente, todas as vezes que entram na rede social.
Assim, mesmo não mostrando mais as fotos de forma temporal, existe ainda uma ordem cronológica para mostrar, permanecendo como um dos critérios do Instagram.
Engajamento
Quanto mais seu post tem curtidas e comentários, mais o Instagram entende que aquele conteúdo é relevante e serve para engajar pessoas, assim, ele vai estar mais visível para os seus seguidores e novas pessoas que utilizam a rede social.
Esse engajamento é importante nos primeiros minutos da foto. A curtida ainda conta, mesmo com a retirada direta da visibilidade dos números, (ainda é possível ver as curtidas, se clicar no link), mas com essa retirada da plataforma brasileira, o comentário passou a contar mais pontos, quando o assunto é o engajamento.
Relacionamentos
Por fim, outra coisa que tem relação com a caixa preta desse algoritmo é o quanto você curte/ comenta/ assiste os Stories ou procura por um usuário.
Pode perceber que aquele amigo está sempre aparecendo no seu feed, seja em postagens ou em Stories. O motivo pra tudo isso é simples, a plataforma consegue analisar os perfis que você mais se relaciona, entendendo que tudo que vier dele, você vai consumir.
A recíproca também acontece, ou seja, os usuários que estão com mais interação em sua página, também vão receber mais o seu conteúdo. Provavelmente você vai estar sempre nos primeiros lugares da postagem e dos Stories, mesmo se o usuário entrar horas depois do momento da postagem, por exemplo.
Em atualização recente, é possível inclusive, ver os usuários que têm menos interação com sua página, ficando mais fácil deixar de seguí-los.
Sendo assim, como utilizar o algoritmo do Instagram ao meu favor?
Agora que você entendeu como funciona o algoritmo do Instagram é hora de saber algumas dicas para utilizar essa ferramenta ao seu favor e conseguir engajar mais usuários em sua rede.
Horário das postagens
Quando falamos sobre horários das postagens, estamos falando sobre observar o horário que o seu público mais gasta na internet, para assim, ter uma publicação com engajamento logo nos primeiros minutos. Apesar do Instagram alegar que não mostra o feed mais por temporalidade, testes A/B ainda comprovam a eficácia da publicação programática.
Você descobre essa informação à partir de testes. Por exemplo, veja quantas pessoas curtem a sua foto às 13 horas, comparado ao número de pessoas que curtem às 20 horas.
Não há um horário certo fixo, tudo depende do tipo de audiência de cada página.
Criação de conteúdo
Quem trabalha com o Instagram, ou deseja crescer a rede para usar a favor do seu negócio deve focar sempre no conteúdo, ele é a maior chave de engajamento e é o que vai contribuir com o algoritmo .
A rede social valoriza conteúdo que engaja os seguidores (em comentários e curtidas), além de valorizar quando os usuários compartilham aquele conteúdo, já que ele entende que é relevante. Um bom conteúdo é feito com criatividade, levando em consideração a rede social que você está (nesse caso, focado em fotos) e pensando no que o seu público alvo gosta de ver.
Para isso, tirar boas fotos é essencial, como mencionado, estamos falando de uma rede social de imagens, onde é ela que impacta em um primeiro momento. Você pode utilizar efeitos, editar e o que mais achar necessário para ter uma boa foto.
A legenda também é importante, deixar uma pergunta que gera interação com o público é um fator positivo.
Instagram Stories
O Instagram Stories tem o seu próprio algoritmo, sendo considerado um excelente recurso para as marcas e para os influenciadores digitais. É algo que permite um contato diário e mais próximo.
O conteúdo da ferramenta também deve ser pensado, sempre levando em consideração o seu nicho (ou da sua empresa). Por exemplo, interagir com enquetes, perguntas é algo que engaja.
Marcas podem investir em mostrar bastidores, detalhes de produtos e afins.
Hashtags
E quem acha que as hashtags são coisas do passado, talvez não tenha lido nosso conteúdo sobre como usar as hastags à seu favor. As “casinhas da velha” são consideradas ainda um dos elementos mais importantes do Instagram, auxiliando também nas suas estratégias para conquistar o algoritmo.
A lógica da hashtags é simples, você vai escolher palavras que tenham relação com o seu nicho, para que mais pessoas te encontrem ao procurar pela palavra em questão.
É importante variar nas hashtags, mas ter cuidado para não ocasionar uma poluição visual para seu público. O ideal é utilizar cerca de 5 a 7 palavras, por isso é importante pensar bem nas que deseja para aquela foto.
Lembrando ainda que as hashtags devem estar sempre em sua legenda e não nos comentários, por exemplo. Muitas pessoas publicam hashtags nos comentários, mas o algoritmo sabe que quem publicou foi o emissor do conteúdo, e isso não conta como engajamento (e nunca contou).
De fato o Instagram está sempre mudando, por isso em 2020 devemos ficar de olho no que pode movimentar essa rede social e fazer com que o alcance orgânico (não pago), possa acontecer.
Aplique essas dicas em sua página, comente sobre as suas dúvidas e sobre o êxito de suas ações.
E aí, o que acha que vai mudar no Instagram ao longo desse ano?
No que depender de mim estarei sempre escrevendo sobre o Instagram, eu ainda estou viciado nessa plataforma!
Mas confesso que já baixei o Tik Tok, rssrsrrs….