O mercado de apps brasileiro é o segundo no mundo que mais cresce. Mas se você planeja ter esse tipo de solução no seu negócio, é importante pensar em maneiras de garantir que ela seja realmente eficiente. E nesse sentido a ASO – Otimização de aplicativos pode ser de grande ajuda.
Essa é uma estratégia utilizada para melhorar a viabilidade desse tipo de inovação nas lojas de apps. Basicamente ela funciona como o SEO dos aplicativos.
Como funciona a ASO – Otimização de aplicativos?
Essa técnica tem como foco principal ajudar que a sua solução seja encontrada com mais facilidade nas lojas de aplicativos. Pode-se dizer até mesmo que ela faz parte do marketing digital.
Assim como no SEO, são utilizados vários recursos, tanto visuais como de programação, para proporcionar uma maior taxa de downloads. Contudo, é importante ressaltar aqui que, para colocar a ASO – Otimização de aplicativos em prática, é necessário ficar atento a algumas regras e cuidados.
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Regimento de cada loja de apps
Cada loja de aplicativos, como Google Play Store e Apple Store, funciona de uma maneira diferente, apesar do princípio ser o mesmo. Logo, é necessário levar em conta o regimento do local onde você irá disponibilizar a sua solução.
Por exemplo, na
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Entenda os fatores on-page
Quando falamos de ASO – Otimização de aplicativos, existem dois tipos de fatores que precisam ser avaliados. Os on-page são aqueles que a sua marca tem algum tipo de controle, que são basicamente as informações a serem exibidas, como descrição, nome e palavra-chave.
Já os off-page não estão sob o controle da sua marca, pois dependem de questões externas. Aqui podemos citar a quantidade de downloads, classificação e reviews como exemplo.
Dentre os principais fatores on-page que influenciam na ASO estão:
Palavra-chave
Assim como no SEO a palavra-chave é um dos pilares, pois é o principal termo relacionado a solução que você colocará no cadastro do app na loja de aplicativos. É uma informação que precisa ser definida com base em muito estudo;
Nome do aplicativo
O nome do aplicativo também é um dos elementos de alto impacto que precisa ser considerado ao colocar essa estratégia em prática. Defini-lo de maneira correta irá aumentar as chances da sua solução ser vista mais vezes.
Um erro muito comum dentro da ASO – Otimização de aplicativos é colocar o nome apenas da solução em si, mas sem o objetivo dela.
Por exemplo, vamos super que você tenha uma solução para organização de tarefas. Se você não colocar de forma explícita o termo “ORGANIZADOR DE TAREFAS”, terá menos chances de ser encontrado.
Isso porque os usuários dificilmente vão pesquisar pelo nome da solução, mas sim pela sua função!
Descrição
A descrição serve como um complemento do título. É nela que você poderá explicar mais à fundo qual a finalidade do seu aplicativo, benefícios e porque o usuário deve baixa-lo.
Aqui é importantes alguns cuidados básicos, tais como:
- Respeitar o limite de caracteres de cada loja de apps;
- Trabalhar com o uso da palavra-chave;
- Informar os benefícios que o usuário terá;
- Oferecer provas de que a solução realmente funciona entre outros.
Tenha em mente que a descrição vai ser o fator decisivo para o usuário avaliar se realmente vale à pena baixar a sua solução.
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Invista em ações que ajudem nos fatores off-page
Os fatores off-page, a princípio, não estão sob o seu controle. Mas, existem estratégias que podem te ajudar a melhorar esses elementos de forma indireta.
Por exemplo, uma das questões que pesa no posicionamento do seu app são os reviews. Quanto mais reviews positivos ele tiver, maiores são as chances de aumentar a taxa de downloads.
Nesse sentido, vale à pena investir em ações que estimulem os usuários que já baixaram a solução a fazerem reviews positivos, de modo a atrair mais pessoas para sua ferramenta.
Uma das estratégias mais simples nesse sentido é criar pop-ups dentro do app sugerindo a avaliação do usuário.
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Experiência contínua
Para finalizar, não podemos deixar de citar a experiência contínua. Quando falamos de ASO – Otimização de aplicativos é muito comum que os empreendedores acreditem que essa é uma estratégia aplicada uma única e vez, e pronto.
Mas a verdade é que, assim como o SEO, ela precisa ser atualizada constantemente de modo a sempre oferecer resultados cada vez melhores. O mesmo vale para o aplicativo em si.
O seu app precisa oferecer uma experiência contínua e atualizada para o usuário. Afinal de contas, todos os dias novas demandas surgem dentro do seu público-alvo, ao mesmo tempo que novas tendências se tornam populares no mercado.
Por isso, invista constantemente na otimização e atualização tanto da sua aplicação, como na estratégia de ASO. E para isso é fundamental manter um sistema de monitoramento tanto te de desempenho da ferramenta, como de aderência dentro das lojas de aplicativos.
Dessa forma, você saberá exatamente quais são os pontos a serem melhorados.
Quem pode fazer esse tipo de otimização?
Podemos dizer que para fazer a ASO – Otimização de aplicativos é necessário um time focado em marketing digital. Afinal de contas, como mostramos acima, os fatores levados em consideração no ranqueamento dentro das lojas são extremamente ligados a questões já conhecidas dessa área.
Logo, o ideal é procurar profissionais que já tenham experiência nessa área, e que possam ajudar nas questões on-page, que são aquelas que a sua empresa pode ter controle. Claro que o aplicativo em si também precisa ter pontos positivos que atraiam os usuários.
De nada adianta fazer uma excelente otimização para deixar sua solução bem ranqueada nas buscas das lojas de aplicativos, se o app em si não for satisfatório. Se ele for lento, ficar travando ou não apresentar benefícios para os usuários, ele não terá bons resultados.
Por isso, pense na ASO como um trabalho majoritariamente do pessoal de marketing digital, mas que está ligado ao time de desenvolvimento da solução”
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