fbpx
Marketing Digital

Remarketing e Retargeting: O que é, como colocar em prática

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Pensar em estratégias de remarketing e retargeting pode trazer vantagens para qualquer negócio, porém, é preciso entender o que elas representam e pensar na melhor forma de aplicação.

Diferente do que muitas pessoas pensam, remarketing e retargeting não são a mesma coisa e isso pode causar um efeito indesejado em termos práticos.

Pensando nisso, o artigo de hoje resolveu trazer informações completas para você sobre remarketing e retargeting, para conferir, continue conosco.

Remarketing e retargeting: Entenda o conceito 

A primeira coisa para entender a diferença entre remarketing e retargeting é estudar o conceito de cada um deles.

Remarketing: Vamos começar pensando no que é uma estratégia de remarketing. Pense que você tem uma loja virtual, é natural que muitas pessoas encham o carrinho de compras, mas no final não finalize a compra.

Por algum motivo, esse cliente não finalizou a compra, embora tenha gostado dos produtos que você oferece.

A estratégia de remarketing pensaria em ofertar algum cupom de desconto, vantagem exclusiva, frete grátis, entre outras alternativas.

Ou seja, são estratégias para fazer com que o usuário se torne um cliente da sua empresa.

Retargeting: O retargeting pode ser resumido como uma sequência de anúncios para o público que interage com determinada marca.

Por exemplo, você acessa uma loja virtual, se o site estiver totalmente configurado, consegue instalar um cookie no seu navegador, assim, consegue coletar todos os seus dados.

Mesmo se você não finalizou a compra naquele dia, com a estratégia retargeting, a marca consegue te encontrar de volta.

Remarketing e retargeting: Vantagens 

Entendendo o conceito e assim, a diferença em cada um desses conceitos, precisamos agora pensar nas vantagens que as estratégias de remarketing e retargeting podem trazer para sua empresa.

Vantagens do remarketing

Engajamento do público

Uma das principais vantagens do remarketing com certeza tem relação com o maior engajamento do público. Quando você manda um e-mail marketing com um cupom de desconto ou qualquer outra vantagem, as chances dele voltar ao seu site e se manter ativo passa a ser alta.

Percepção da marca

A percepção que o cliente tem da marca é outro ponto visto como vantagem dentro do remarketing.

Por exemplo, para fidelizar um cliente sabemos que a realização de somente uma compra dentro do seu site não é o suficiente.

Através das estratégias aplicadas por essa técnica, vai acontecer interação / engajamento como mencionado acima, acredita-se que dessa forma o cliente volta para o começo do funil.

Fazendo todo o processo para voltar a se interessar nos produtos que você vende. Se ele faz uma nova compra, vai estar reforçando que a primeira experiência foi boa e você vai estar mais perto da fidelização desse cliente.

Assim, é uma estratégia que pensa tanto no novo cliente que não finalizou a compra, como no cliente que já comprou, mas ainda não está fiel a marca.

Vantagens do retargeting 

Conversão de vendas

A primeira grande vantagem do retargeting é conseguir converter as estratégias em vendas, assim, aumentando os lucros.

As estratégias visam buscar potenciais clientes, fazendo com que eles se tornem realmente clientes da marca ou façam a sua primeira compra.

Segmentação de público

Segmentar o público é uma das estratégias mais importantes e por isso se torna uma vantagem da estratégia.

A segmentação nada mais é do que conhecer o público alvo, como por exemplo, com o cookie instalado que já mencionamos.

Somente quem conhece a fundo o seu público consegue saber quais serão as melhores estratégias para atingi-lós.

Percepção da marca

A marca quando se torna ativa dentro da internet e das redes sociais, faz com o usuário possa construir a ideia de ‘’branding’’ passando assim, a cogitar a possibilidade de realização da compra.

Tudo isso porque percebe o quanto ela está ativa dentro do meio digital.

Estratégias de remarketing e retargeting na prática 

Agora que você entende o conceito, a diferença e as vantagens do remarketing e retargeting é hora de saber como realizar tudo isso de forma prática.

Lembrando que todas essas estratégias devem ser pensadas dentro da realidade da sua empresa / produto e também do seu público alvo.

Rede de pesquisa 

A primeira estratégia a ser utilizada pode ser a chamada ‘’rede de pesquisa’’, assim, a empresa passa a ter anúncios exibidos na página de resultados do Google ou de outros parceiros de pesquisa.

Ou seja, quando a pessoa pesquisar por alguma palavra chave ou termo relacionado a sua empresa ou produto, a mesma vai aparecer como uma solução para o cliente.

Promoções 

Utilizar promoções como cupons de descontos, frete grátis, liquidação, leve 2 e pague 1 e semelhantes, é sempre uma boa tática.

Tudo isso tende a engajar bastante o público em questão. Mas sempre pense em estratégias que não vão dar prejuízo para sua empresa, não é esse o intuito, certo?

Rede de display

Atualmente, há diversos sites que disponibilizam (mediante um valor mensal / semanal) um espaço para divulgação de banners e anúncios em sua página.

É uma estratégia que tem mostrado ótimos resultados para aqueles que investem.

O ideal é procurar sites que tenham relação com seu público alvo, com sua empresa ou com o produto que você está comercializando no momento.

E-mail marketing

Com certeza quem diz que ‘’e mail marketing’’ é uma estratégia do passado, não conhece o poder que o mesmo ainda possui.

Por exemplo, você pode mandar um e – mail marketing para o usuário finalizar a compra que ele acabou de abandonar em seu site.

A estratégia também pode ser utilizada para enviar promoções, descontos ou mesmo para informar sobre um novo produto em loja.

Social media

Por fim, mas não menos importante, temos as redes sociais. Atualmente o facebook, o instagram e até mesmo outras redes, são ótimos aliados.

Por lá, você consegue divulgar banners de anúncio de sua marca, algo que também está dando muito resultado para as empresas.

Se você gostou de conhecer um pouco mais sobre remarketing e retargeting continue em nosso site e confira muito mais.

Growth Hacker, especialista em performance de vendas, anos dedicado ao marketing de empresas varejo e atacado. Analista de mercado com background no mercado financeiro.

Deixe um comentário

Pin It