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Redes Sociais

Twitter: dicas de como usar a rede social na sua estratégia de marketing

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O Twitter é uma rede social, estilo microblog, que não teve muito sucesso no Brasil como nos Estados Unidos, mas vem crescendo e se destacando por ser um espaço que permite que você comente opiniões rápidas, (muitas vezes polêmicas), e se inteire sobre diversos assuntos em tempo real. 

É uma rede social que reúne usuários que buscam informações e links de conteúdos interessantes dos mais diversos temas. Muito mais famosa pelos pitorescos comentários de personalidades políticas e artísticas.

Essas características fazem do Twitter uma excelente ferramenta de marketing. Pois o seu potencial permite que você se relacione com o seu público e construa uma presença online. Em meio a muita atenção voltada ao Instagram, é um momento bastante oportuno para se posicionar na rede e sair na frente.

Entretanto, muitas empresas não sabem como aproveitar esta rede social para fazer o seu marketing. Cada rede requer sua forma específica de conteúdo.

Por isso, se você ainda não sabe como fazer do twitter uma ferramenta de marketing, confira esse artigo, nós vamos lhe dar dicas valiosas.

Marketing no twitter

O Twitter é uma rede social que permite publicações atualizadas, que funciona como um blog, mas com limites de palavras, que devem ser pequenas e objetivas.

Mas não se engane: isso não é um indicativo de que essa rede é limitada. Ao contrário, ela permite atualizações rápidas sobre acontecimentos, lançamentos e permite a publicação de links.

O Twitter se adapta super bem aos dispositivos móveis. E a sua popularidade se deve a exatamente a isso, 60% do tráfego dos sites do Brasil vêem dos smartphones e tablets.

A rede não “bombou”tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos e outros países da Europa. Por isso existe uma grande oportunidade da empresa fazer uma ação estratégica bem sucedida na rede: surfar a onda primeiro. Hoje a rede é muito conhecida por ser usada por celebridades e políticos.

Essa rede contém um fluxo contínuo de comunicação e isso é porque seus usuários produzem e consomem uma quantidade enorme de conteúdo. E esse é um componente chave para diversas estratégias de marketing de conteúdo.

Se o seu público alvo se encaixar nessas características, o Twitter é a melhor e mais interessante rede para difundir conteúdo facilmente e criar engajamento com.

Dicas de como fazer marketing no Twitter

  • Escolha fotos para perfil e capa certeiros. 
  • Otimize sua biografia, ela precisa mostrar a personalidade da sua marca;
  • Invista em formatos visuais. Adicione imagens aos seus tuítes, isso aumentará os seus compartilhamentos. Os vídeos e gifs são formatos de maior impacto e poder de engajamento
  • Poste constante e frequentemente, aproveite o dinamismo da rede;
  • Tuíte em horários de pico;
  • Seja claro e objetivo;
  • Faça enquetes. Além de estimular o engajamento dos tweets, elas são uma ótima maneira de saber as preferências do seu público.
  • Retweet somente o que for relevante;
  • Responda o máximo de retweets e menções possíveis;
  • Use o mínimo de hashtags possível e use as hashtags certas; 
  • Procure influenciadores para ter mais exposição;
  • Aproveite o poder dos anúncios do Twitter. Principalmente, se você ainda não tem muitos seguidores, eles são uma ótima e rápida forma de alavancar o seu engajamento.
  • Use CTAs criativas.

O Twitter pode lhe auxiliar a gerar engajamento com seus seguidores. 

Ele é bastante dinâmico e permite relacionamento direto, aproximando e fortalecendo a relação com seus clientes em potencial, gerando, consequentemente, maior fluxo de visitantes para seus outros canais de comunicação.

Falamos acima sobre o uso de hashtags e elas são importantes, se utilizadas corretamente, para atrair clientes.

Elas são motores de busca baseados em palavras-chave, ampliando o alcance dos seus posts para que eles possam ser vistos por quem realmente te interessa. Mas, use com cautela. O twitter recomenda no máximo duas.

No twitter é possível que a sua empresa participe de discussão de diversos assuntos atuais e isso ajuda a construir uma imagem relevante e reforça o posicionamento da sua marca.

É uma rede que facilita o contato entre empresas e possíveis consumidores. Esse relacionamento mais estreito garante a construção de uma marca mais intimista e isso auxilia os processos de fidelização das pessoas, gerando mais negócios.

O Twitter pode ser um grande aliado para o seu sucesso com marketing digital. Suas características fazem dele uma rede social incrível para conseguir feedbacks rápidos sobre sua empresa e seu ramo de negócio.

Se você gostou do artigo de hoje, continue em nosso blog e confira muito mais sobre as redes sociais. Siga-nos no Instagram @jazzdigitalhacks

Growth Hacker, especialista em performance de vendas, anos dedicado ao marketing de empresas varejo e atacado. Analista de mercado com background no mercado financeiro.

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