Para conseguir vender mais você precisa investir em diferentes estratégias de vendas. Seja para o comércio físico ou online!
Independentemente da sua área de atuação, conquistar clientes é uma tarefa que exige muito foco. É preciso conhecer as necessidades do seu público-alvo, bem como seus comportamentos.
Com o boom das redes sociais e e-commerce, todo o modo de vender mudou. Hoje as pessoas utilizam a internet para fazer compras em ambiente digital, mas, também, em lojas físicas. O inverso também ocorre, ou seja, consumidores que pesquisam em lojas físicas, mas, que compram efetivamente por meio da web.
Por isso, se você quer melhorar os seus resultados, precisa diversificar as suas estratégias de vendas. E nós separamos algumas abordagens que podem te auxiliar a alcançar as suas metas. Confira!
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Aumente a sua autoridade no assunto
Quando o assunto é vender uma coisa é fato, as pessoas querem comprar de quem tem mais autoridade dentro no segmento. Com toda a certeza, se falarmos sobre o melhor refrigerante, a melhor marca de geladeiras, ou a marca de carros mais segura, você imediatamente irá pensar em uma marca específica.
Logo, se você quer vender mais, precisa despertar esse tipo de reação em seu público alvo. E para isso, é preciso criar autoridade no segmento.
Essa autoridade pode ser desenvolvida através de diferentes estratégias de comunicação. Mídia externa, marketing digital, marketing de conteúdo, atendimento via canais digitais entre outras.
Uma boa dica para saber de onde partir para desenvolver essa autoridade é observar como os seus concorrentes estão fazendo.
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Concentre-se no marketing digital
O marketing digital é sem sombra de dúvidas uma das principais estratégias para melhorar resultados e alcançar metas de vendas. Ele engloba uma série de outras técnicas e ferramentas, como marketing de conteúdo, redes sociais, anúncios e muito mais.
A principal vantagem dessa alternativa é o seu alcance. Você consegue alcançar mais gente, de maneira segmentada, mas, gastando bem menos do que com o marketing tradicional.
Dentre as estratégias de marketing digital que você pode colocar em prática podemos citar:
- Crie um blog para fortalecer a sua autoridade dentro da web;
- Investir em anúncios pagos nas redes sociais;
- Diversificação de canais de atendimento digitais;
- E-commerce entre outras.
Essas são apenas algumas das estratégias de marketing digital que você pode experimentar. Mas o ideal é sempre consultar uma agência especializada no assunto para entender quais podem ajudar melhor o seu negócio.
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Crie senso de urgência
Quem resiste a uma liquidação? Quantas vezes você já não comprou algo por que era “uma das últimas unidades”? Por que as vendas aumentam tanto na Black Friday?
Todas essas situações tem uma coisa em comum, elas ativam o gatilho de urgência. Esse é um dos gatilhos mentais usados dentro do marketing mais efetivo, pois, desperta nas pessoas aquela sensação de que se elas não aproveitarem determinada oportunidade, irão se arrepender.
E o bacana é que você pode utilizar esse gatilho de diversas formas dentro. Por exemplo, em lojas virtuais, é muito comum a utilização de pop-ups que mostram quantas pessoas estão interessadas em determinado produto.
Outra estratégia muito comum é criar condições diferenciadas para uma quantidade X de clientes que entrarem em contato por primeiro. Mas existe uma infinidade de possibilidades para despertar esse tipo de interesse nos seus consumidores.
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Use a tecnologia para otimizar os seus processos
As inovações tecnológicas são com certeza grandes aliadas de quem deseja vender mais. Isso porque, elas podem otimizar uma série de processos, reduzindo custos das operações e ainda trazendo poderosos insights para os vendedores.
Por isso, se você quer ter mais resultados, vale a pena investir em diferentes tipos de tecnologias.
Dentre elas podemos citar, por exemplo, softwares de análise de informações sobre suas operações. Com esse tipo de recurso você poderá saber mais a fundo quais são os produtos com maior potencial, as necessidades específicas dos seus clientes, os gargalos no atendimento e muito mais.
Além disso, também existem outras tecnologias que vale a pena conhecer, e que podem contribuir com os seus resultados, tais como:
- Meios de pagamento digitais, como QR Code, apps entre outros;
- Automação de etapas do processo de compras;
- Softwares de integração na empresa que agilizem todas as etapas;
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Faça uma expansão dos seus canais de atendimento e vendas
Mais uma das estratégias de vendas que você precisa colocar em prática é diversificação dos canais de atendimento.
Hoje as pessoas querem comprar com facilidade. Seja em loja presencial, via loja virtual, redes sociais ou diretamente pelo Whatsapp.
Claro que para isso, antes, é necessário fazer um planejamento de expansão. É preciso treinar sua equipe para essa diversificação, bem como investir em ferramentas e recursos que ajudem no atendimento.
Por exemplo, se você vai vender através de diferentes redes sociais, juntamente com um e-commerce, é importante ter uma ferramenta que centralize os contatos. Caso contrário você corre o risco dos vendedores acabarem perdendo negociações.
Além disso, é preciso ter certeza que a sua própria empresa está preparada para atender as demandas de outros canais de venda.
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Antecipe objeções e prepare a sua equipe para lidar com cada uma delas
Objeções sempre irão surgir dentre os clientes, isso é um fato. O que vai definir se você vai conseguir concretizar a venda mesma que esse tipo de obstáculo surja, é a forma como os funcionários irão lidar com essa situação.
Por isso, é interessante sempre fazer o exercício de se perguntar algumas questões, dentre elas:
- Quais são os diferenciais dos meus concorrentes?
- Que outras formas de pagamento você possível oferecer?
- Por que o seu produto é diferente dos demais?
Basicamente você terá que agir como um “advogado do diabo”, buscando pequenos detalhes que os clientes podem trazer a tona. Com base nisso será mais fácil pensar em diferentes abordagens para driblar essas objeções.
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