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Relatório do Instagram: Como conhecer métricas e dados

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Não é segredo para ninguém que o Instagram, além de ser a rede social do momento, se tornou uma grande ferramenta de trabalho.

Seja em um perfil público, onde é possível compartilhar a vida e  ‘’influenciar pessoas’’, ou em perfis profissionais e empresariais, saber as métricas e os dados é essencial.

Às vezes, o seu perfil é pessoal e você tem uma certa curiosidade de entender mais sobre os seus números.

Tudo isso se dá através do relatório do Instagram.

Em nosso artigo de hoje você vai entender um pouco mais para que serve esse relatório e as melhores ferramentas para acompanhar esses dados. Confira.

Mas afinal, o que um relatório do Instagram pode me mostrar?

Cada aplicativo ou ferramenta que emite relatório do Instagram podem ter tópicos ou funções diferentes.

Porém, é importante você saber que de forma geral, um relatório do Instagram vai mostrar o seu crescimento orgânico dentro do aplicativo.

Ou seja, número de seguidores que aumentou ou caiu, curtidas nas fotos, interações nos conteúdos postados, alcance e mais.

De forma resumida, somente com um bom relatório do Instagram você consegue entender o comportamento do seu público, ou seja, o que eles gostam dentro do seu perfil.

Que tipo de foto tem mais curtida, que horário você deve postar para mais engajamento, as reações do público aos stories e mais.

É através de ferramentas como essas, que o usuário pode fazer seu perfil crescer ainda mais. 

Melhores ferramentas para relatório do Instagram 

Instagram Insights 

A primeira ferramenta para relatório do Instagram está dentro do próprio aplicativo, ele vai permitir que o usuário tenho acesso a números importantes, tais como:

  • alcance das publicações;
  • engajamento do público;
  • características das pessoas que o segue, como por exemplo, porcentagem de homens e mulheres;
  • número de impressões;
  • quantas pessoas entraram no site do seu perfil;
  • quantas pessoas clicaram em ‘’ligar’’ ou ‘’email’’;
  • visualizações do perfil;
  • localização dos seguidores por cidade e país;
  • horário que estão mais ativos na rede social.

Porém, para utilizar dessa ferramenta é necessário que o seu perfil esteja como ‘’comercial’’. 

Quando a conta estiver devidamente habilitada para o uso do Instagram Insights, abra seu perfil e toque no ícone com as barrinhas no canto superior direito da tela.

Squarelovin

Como segunda opção de ferramenta para acompanhar relatório do Instagram, temos o Squarelovin, que também é gratuita.

O principal diferencial, é que até mesmo um perfil pessoal pode conseguir ver suas métricas, não precisando ser um perfil público, como mencionado anteriormente.

Ou seja, qualquer pessoa pode ter acesso a esses dados através da ferramenta.

Dentro das métricas podemos citar:

  • número de crescimento de seguidores;
  • engajamento das publicações;
  • histórico de publicações;
  • sugestões dos melhores horários para postar;
  • entre outras funções.

Através do site oficial você pode criar a sua conta, preenchendo todas as informações e criando uma senha.

* Mesmo o site estando em inglês o seu uso é muito intuitivo, sem grande necessidade de adaptação.

Pixlee

Ainda sobre relatório do Instagram temos a ferramenta ‘’Pixlee’’, bem conhecida, embora, não utilizada tanto no Brasil como as citadas anteriormente.

Podemos dizer que o grande diferencial da ferramenta é que ela impulsiona os seus conteúdos para os seus seguidores, até mesmo stories são impulsionadas por aqui.

Dessa forma, o usuário acaba tendo uma métrica mais positiva, a depender dos números anteriores.

A vantagem, além de possuir diversos recursos importantes, é a fácil integração, o usuário não fica perdido ao utilizar a ferramenta. Algo considerado importante, já que muitas pessoas não conseguem ler o seu relatório do Instagram a depender do modo como é apresentado.

Além disso, a ferramenta vai te dar algumas informações relevantes sobre o seu público para que as publicações possam ser mais direcionadas.

Há ainda uma função de inteligência fotográfica que te ajudará na otimização de fotos e também de vídeos.

Porém, é uma ferramenta mais voltada para marcas ou blogs pessoais, além disso, há uma versão demo para o usuário conhecer todas as funcionalidades e depois passar a pagar pela ferramenta.

Union Metrics

O Union Metrics além de emitir relatório do Instagram também pode ser utilizado para outras redes sociais.

Entre as funções apresentadas pela ferramenta, podemos destacar:

  • Média de posts publicados por dia, assim, a partir do seu número de interações a ferramenta te orienta a quantas publicações fazer diariamente;
  • Melhores dias e horários para postar as suas fotos;
  • Hashtags que dão mais interação nas fotos e que podem te fazer ganhar seguidores de forma orgânica.

Apesar de possuir 4 planos pagos, é possível ter algumas ferramentas gratuitas dentro da plataforma.

Também é um site totalmente em inglês e como trabalha com diversas ferramentas, o ideal é utilizar um tradutor se não se garantir com o idioma. Ainda mais, se for contratar algum plano.

SocialBakers 

Por fim, para ter acesso a um relatório do Instagram você também pode utilizar da ferramenta chamada ‘’SocialBakers’’.

O grande diferencial, com certeza são as funcionalidades que essa ferramenta consegue oferecer para o seu usuário, tais como:

  • Relatório do quadrante de desempenho: Importante para saber se o objetivo de alguma estratégia foi alcançado, por exemplo, número de cliques dentro de uma postagem;
  • Alcance do seu perfil;
  • Características sobre o seu público;
  • Melhores horários para publicações;
  • Crescimento do perfil nos últimos 7 dias.

Lembrando que essa ferramenta não é utilizada somente para Instagram, o SocialBakers consegue ainda trabalhar com o Facebook, LinkedIn, Twitter e outras redes.

É uma ferramenta mais voltada para empresas ou mesmo para perfis que de fato trabalham com o Instagram.

Dentro da plataforma o usuário pode escolher entre a versão paga e a versão gratuita, porém, nem todas as ferramentas citadas podem estar na versão gratuita.

Gostou de conhecer essas ferramentas para obter relatório do Instagram? Você já conhecia alguma delas? Tem mais sugestões para indicar?

Deixe para gente nos comentários!

Growth Hacker, especialista em performance de vendas, anos dedicado ao marketing de empresas varejo e atacado. Analista de mercado com background no mercado financeiro.

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