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Marketing Digital

Dicas de como criar estratégias de marketing para restaurante!

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Quem trabalha no setor de food service sabe muito bem como uma boa divulgação é essencial para o sucesso de um negócio. E colocar em estratégias de marketing para restaurante em prática é fundamental, uma vez que o mercado em si mudou. 

Hoje as mídias sociais ocupam o lugar das antigas listas telefônicas. E com toda certeza com um poder muito maior. 

Basta dar uma olhada ao redor. Reviews, classificações, ações nas redes sociais, tudo isso impacta de forma direta o público que consome serviços de alimentação. 

E se você quiser ter bons resultados, precisa colocar em prática algumas estratégias de marketing para restaurante. Confira!

  • Invista nas recomendações 

Uma das ferramentas mais úteis para quem atua no setor de food service é o marketing de indicação. Através dele é possível construir mais autoridade dentro do segmento, com o auxílio dos próprios clientes. 

E existem várias maneiras de você aplicar essa abordagem dentro do seu negócio, tais como: 

  • Solicite aos clientes para eles avaliarem os serviços nas redes sociais ou aplicativos de entrega;
  • Crie um programa de fidelidade para incentivar que os clientes voltem;
  • Ofereça brindes, promoções e descontos para seus melhores clientes;
  • Crie ações que promovam a interação nas redes sociais;
  • Participe de festivais, inclusive online, para divulgar o seu restaurante. 
  • Crie um app do seu negócio

Mais uma das dicas valiosas se você quer aumentar o faturamento do seu restaurante, e de quebra fortalecer a identidade do seu negócio dentro do mundo digital é desenvolver um aplicativo próprio. Principalmente se você focar no delivery. 

Cada vez mais as pessoas têm pedido comida para entrega. Seja em casa ou no trabalho. 

E ter um app próprio do seu restaurante para esse tipo de serviço traz muitas vantagens, tais como: 

  • Você terá uma solução com a cara do seu negócio;
  • Além do delivery é possível implementar outras opções, como cardápio digital;
  • Suporte facilitado, uma vez que você terá uma empresa de desenvolvimento te atendendo diretamente;
  • Redução de custos, já que você não precisará pagar taxas para aplicativos de terceiros. 

Mas é claro que para ter um aplicativo de sucesso para o seu restaurante, é necessário ter uma desenvolvedora de confiança. E o post “Cuidados a serem tomados na hora de escolher uma empresa para desenvolver aplicativo” da Techlise mostra como tomar essa decisão com mais segurança. 

  • Mantenha uma presença forte nas redes sociais certas

Sem sombra de dúvidas estar nas redes sociais é fundamental. Mas, é importante que, além de escolher aquelas que realmente possam oferecer resultados para o seu negócio, você também tenha um planejamento estratégico de conteúdo. 

De nada adianta criar perfis e não atualizá-los. Lembre-se que os consumidores estão buscando constantemente por informações sobre empresas, produtos ou serviços. 

Logo, se algum cliente em potencial acessar suas redes e ver que elas estão abandonadas, dificilmente ele terá interesse em conhecer o seu negócio pessoalmente.

Por isso, é importante criar um cronograma de conteúdos e manter os seus perfis sempre atualizados. E nós separamos abaixo algumas dicas de conteúdo que podem ajudar e muito nessa questão: 

  • Crie postagens para o feed com promoções especiais;
  • Faça stories com o cardápio do seu restaurante;
  • Mostre o feedback de outros clientes que já estiveram no seu estabelecimento;
  • Poste vídeos com o backstage do seu negócio;
  • Faça lives;
  • Crie um espaço “instagramável” dentro do seu estabelecimento e incentive que os clientes postem fotos dele e marquem o seu estabelecimento;
  • Use a geolocalização a seu favor 

A geolocalização é uma excelente ferramenta de marketing para restaurante. Isso porque, por meio desse recurso você consegue redirecionar as suas ações de maneira assertiva, gastando assim o seu tempo e dinheiro naquilo que realmente vai dar resultado. 

Por exemplo, se você criar ações de ADS no Facebook e Instagram usando esse recurso, vai conseguir atingir pessoas que trabalham ou moram na região do seu restaurante, aumentando assim a sua taxa de conversão. 

Além disso, também é possível segmentar as suas estratégias de outras maneiras, como, por exemplo, faixa etária. Então vale à pena utilizar os recursos de segmentação à favor do seu negócio. 

  • Não se esqueça de adaptar o SEO  para o local

Como nós falamos anteriormente, ter uma presença online é fundamental para qualquer negócio do setor de food service. Seja um site, blog, aplicativo ou perfis nas redes sociais.

No entanto, é preciso ter em mente que quando falamos desse setor, é fundamental adaptar o SEO para uma aderência local. Mas o que isso quer dizer?

Basicamente é você aplicar ações de otimização que sejam focadas na sua região. Dessa maneira será possível atrair o público específico de um local com mais facilidade. 

Quer um exemplo?

Vamos supor que você tenha um restaurante de comida japonesa. Ao invés de trabalhar com uma palavra-chave genérica o ideal é acrescentar o fator região, como restaurante japonês em São Paulo. 

  • Não se esqueça de mensurar os seus resultados

E claro que não poderíamos deixar de falar uma das dicas mais importantes, que é o monitoramento de dados. 

O marketing de restaurantes, assim como de outros segmentos, se baseia na constante atualização. Afinal de contas, é com essa melhoria contínua que será possível gerar cada vez mais resultados positivos dentro do seu negócio. 

Por isso, não esqueça de mensurar os resultados das suas ações estratégicas, e utilize as informações obtidas para otimizar a sua abordagem. Dentre as métricas que você deve considerar estão: 

  • Taxa de engajamento nas redes sociais;
  • Número de pedidos via delivery;
  • Classificações e reviews;
  • Volume de visitantes no site do restaurante;
  • Avalie a satisfação dos clientes;
  • Alcance das postagens nas redes sociais. 

A captação e análise desses e outros dados fará toda a diferença nas suas ações de marketing. É por meio dessas informações que você poderá ver o que o seu público realmente deseja, e quais são as melhores abordagens para garantir ainda mais resultados positivos para seu negócio. 

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Growth Hacker, especialista em performance de vendas, anos dedicado ao marketing de empresas varejo e atacado. Analista de mercado com background no mercado financeiro.

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