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Marketing Digital

Os melhores livros de Marketing que você precisa ler!

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Se você deseja se especializar na área de marketing digital, ler mais sobre o assunto é fundamental, para ampliar seu conhecimento sobre o tema. Mas criar uma lista de livros de marketing pode ser uma tarefa difícil. 

Isso porque, ao longo dos últimos anos centenas de obras foram lançadas em todo o mundo. Algumas abordando desde o marketing tradicional até as redes sociais, e outras focando na parte publicitária. 

Para te ajudar a montar sua lista de leitura, e, assim, ficar por dentro dos principais títulos sobre o assunto, nós criamos uma lista com alguns dos melhores livros de marketing lançados até hoje. Confira! 

  • Marketing 3.0 – Philip Kotler

Nossa primeira indicação não poderia ser diferente. Philip Kotler é considerando o Papa do Marketing, por conta de toda a sua trajetória. E nessa obra, ele se uniu a Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, seus colegas, para trazer vários ensinamentos sobre clientes. 

Na obra, os autores apresentam a nova visão do marketing 3.0, mostrando que os consumidores mudaram, e que precisam de novas necessidades para serem atendidos. 

Esse novo olhar sobre a publicidade é fundamental, principalmente para quem utiliza o marketing digital. Isso porque, os consumidores não são mais vistos apenas como pessoas que compras, mas que precisam ter necessidades sociais e até mesmo ideais atendidos. 

  • A Lógica do Consumo – Martin Lindstrom

Antes de entender como vender, é necessário entender por que as pessoas compram. E é justamente isso que essa obra mostra. A Lógica do Consumo é um dos livros de marketing ideais para quem deseja conhecer mais a fundo os consumidores, o modo como eles pensam e se comportam.

Martin traz toda sua expertise sobre neurociência para mostrar como os desejos dos consumidores se tornam compras. Mais do que isso, também mostra como é possível usar o marketing para estimular determinados gatinhos, e, assim melhorar os resultados. 

Sejam em vendas nas lojas físicas, ou até mesmo no e-commerce. 

  • Confissões de Um Publicitário – David Ogilvy

Outra dica de leitura que você não pode deixar de lado é a obra Confissões de Um Publicitário. Esse livro é considerado um dos clássicos do marketing e traz o conhecimento de um dos maiores publicitários do mundo, David Ogilvy. 

Durante a obra, o autor conta mais sobre sua trajetória, bem como dá dicas valiosas sobre vendas, comportamento dos consumidores e muito mais para ajudar o leitor a desenvolver suas técnicas de vendas.

Inclusive, esse título já é indicado como leitura obrigatória para marketeiros, publicitários, gestores e outros profissionais ligados a área de marketing.

  • As 22 Consagradas Leis do Marketing – Al Ries e Jack Trout

Quando falamos de marketing, existem várias estratégias e métodos que podem ser utilizados para trazer mais resultados para o negócio. No entanto, para Al Ries e Jack Trout, existem 22 “leis” que devem estar presentes no dia a dia de qualquer profissional que queira fortalecer sua marca e vender mais. 

Os autores falam justamente sobre cada uma dessas leis, e mostram como elas são importantes dentro do dia a dia das empresas e profissionais da área. Dentre as leis que são ditas como essenciais estão: 

  • Percepção;
  • Incerteza;
  • Sinceridade;
  • Regularidade;
  • Divisão entre outras. 
  • Receita Previsível – Aaron Ross

Lançado no Brasil em 2021, o best-seller Receita Previsível traz a visão de Ross sobre a construção do seu método de prospecção que hoje é utilizado no mundo todo. 

Na sua carreira, o especialista observou que a empresa em que atuava sempre contratava vendedores de renome, mas, mesmo assim, não conseguia atingir as metas que deseja. Foi então que ele desenvolveu um método de prospecção que pudesse sempre bater as metas colocadas pela empresa. 

Durante a obra, o autor apresenta as três etapas do funil do método: 

  • Preparação (com coleta de dados);
  • Prospecção; 
  • Início do ciclo de vendas
  • A Estratégia do Oceano Azul

Mais um dos livros de marketing que não pode faltar na sua lista é A Estratégia do Oceano Azul, de W. Chan Kim e Renée Mauborgne. A obra traz uma abordagem que foca na criação de dois tipos de oceanos. 

O oceano azul seria a criação de novos espaços para que o seu negócio se destaque, os famosos nichos de mercado que tanto se fala dentro do marketing digital. Já o oceano vermelho seria a separação da concorrência, ou seja, fazer que o seu negócio se destacar.

  • As armas da persuasão – Robert Cialdini

Outra excelente opção de leitura para quem deseja expandir o conhecimento sobre as ferramentas de conquista do cliente é “As armas da persuasão”, de Robert Cialdini.

Ele foi desenvolvido pelo conceituado psicólogo norte-americano Robert Cialdini, depois de três décadas de muita pesquisa. Na obra, o autor mostra alguns dos maiores segredos da persuasão de modo geral. 

Inclusive, um dos grandes diferenciais desse livro é justamente o fato dos conhecimentos apresentadores nele serem aplicados não apenas no marketing, mas em várias outras áreas. 

  • A Cauda Longa – Chris Anderson

Chris Anderson também é considerado um dos maiores autores sobre marketing da atualidade. O foco da obra é justamente sair do mercado de massa, que acaba sendo extremamente concorrido, para mostrar as maravilhas do mercado de nicho para os empreendedores e profissionais. 

E para isso, ele usa um dos termos mais comuns dentro do mercado digital, “cauda longa”. Essa é uma palavra de peso para as estratégias com foco em áreas nichadas, uma vez que permite buscas mais assertivas. 

No livro, Chris Anderson mostra como a internet, juntamente com a estratégia de cauda longa, permitiu que os pequenos empreendedores se destacassem com mais facilidade, e conseguissem um espaço que antes nunca tinha sido disponibilizado. Mais do que isso, que se fortalecessem sem precisar investir grandes quantias, mostrando que o marketing digital chegou para revolucionar o modo de vender e de conquistar os novos consumidores. 

Gostos dessas dicas de livros de marketing para colocar na sua lista de leitura? Então aproveite para assinar a nossa newsletter e receba os conteúdos da Jazz sempre em primeira mão! 

Growth Hacker, especialista em performance de vendas, anos dedicado ao marketing de empresas varejo e atacado. Analista de mercado com background no mercado financeiro.

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