fbpx
Redes Sociais

Futuro do Facebook: como será a rede social daqui para frente?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Com tantos escândalos em relação a vazamento de dados de usuários, o futuro do Facebook parece meio inserto. A rede social tem forte presença no Brasil, sendo a mais utilizada pelos brasileiros.

Além disso, o nosso país também é o que mais acessa a plataforma na América Latina. Mas mesmo assim, muita gente ficou incomodada e preocupada com o fato das informações pessoais terem vazado.

Mas é claro que em meio a tanta polêmica, o pai da rede social, Mark Zuckerberg, não deixaria de se posicionar. Em uma postagem na plataforma, ele falou sobre o futuro do Facebook.

O que Mark Zuckerberg tem a dizer sobre o futuro do Facebook?

Após vários problemas e muitas polêmicas, o futuro do Facebook parece ser a reconquista da confiança dos usuários. E de certo modo, isso também acaba atingindo o Instagram e o Whatsapp.

O que o pai da rede social fez foi usar uma metáfora para falar sobre o que podemos esperar da plataforma. Segundo ele, até então o espaço era como uma praça de cidade.

Ou seja, poderia ser acessado e percebido por qualquer um. Mas, com o novo posicionamento, a rede social deve passar a ser mais intimista, como se fosse a sala de estar da sua casa.

Privada, confortável e segura.

Mas o que isso quer dizer sobre o futuro do Facebook? Basicamente, a partir de agora os usuários que escolherem compartilham alguma coisa, não terão essa informação tão acessível a outros indivíduos.

Mark deixou claro que essa mudança vem alinhada com o novo comportamento dos usuários. Que eles querem interações mais privadas, e total controle sobre uma comunicação segura.

“Interações privadas. As pessoas devem ter lugares simples e íntimos, onde tenham controle claro sobre quem pode se comunicar com eles e confiança de que ninguém mais pode acessar o que compartilham” — esclareceu em sua postagem.

Além disso, outro ponto interessante sobre o futuro do Facebook que o criador da rede social destacou é que um dos objetivos é impedir que postagem antigas dos usuários voltem para atormentá-los.

Ele destacou, também o uso da encriptografia. Ela já vem sendo observada no Whatsapp e promete evitar problemas de vazamentos de dados como já vimos acontecer.

Principais pontos da nova fase do Facebook

O futuro do Facebook, pelo o que o próprio criador afirma, é seguir os novos comportamentos dos usuários. Por isso, separamos alguns dos principais pontos dessa nova fase que promete mudar muita coisa na rede social.

Integração

Um dos pontos mais importante em relação as mudanças que veem por aí é a integração. Segundo o criador, a intenção é que o Messenger e o Whatsapp passem a funcionar de forma integrada.

Basicamente, o que ele quer oferecer para os usuários é a possibilidade de enviar mensagens usando o Messenger, mas para um Whatsapp, mas sem que a pessoa precisasse ter o número do destinatário.

Reduzir permanência de conteúdos

Esse é um tipo de mudança que, talvez, gere alguma polêmica no futuro. Segundo Mark, o “tempo de vida” das publicações na rede devem diminuir.

Para o criador isso deve ajudar os usuários a postarem com mais tranquilidade e autenticidade no canal. Esse tipo de dinâmica já acontece no Stories.

Mas ao mesmo tempo, muitos especialistas veem essa mudança como uma forma de “dar segurança” a pessoas que queiram fazer postagens negativas. O que você acha?

Armazenamento seguro de dados

Obviamente que não há como falar de futuro do Facebook sem se perguntar sobre o armazenamento de dados. O criador da rede social afirmou que a tecnologia aplicada no Whatsapps passará a fazer parte do Facebook.

Além disso, em países que tem condições frágeis em relação a direitos humanos e liberdade de expressão, dados sensíveis não devem ser guardados. Assim, ficará mais fácil impedir que eles sejam afetados.

Em nenhum momento a publicação de Mark deu alguma previsão de quando essas mudanças irão correr. Mas, ao que tudo indica, que isso não deve demorar a acontecer, principalmente para a rede social voltar a ter a credibilidade que tinha.

Os desafios do futuro do Facebook

E claro que Mark não deixou de falar sobre possíveis desafios no futuro do Facebook. Tudo precisa ser pensado de forma criteriosa.

Começando pela criptografia de dados. Uma das maiores preocupações é que essa tecnologia seja aplicada cuidadosamente de modo a impedir que conteúdos nocivos e criminosos sejam difundidos pela plataforma.  

Essa questão da privacidade irrestrita já é um problema em várias plataformas. Isso porque, ela acaba viabilizando a atuação criminosa.

Logo, é necessário achar um meio termo entre essas questões.

Além disso, a questão dos anúncios é outro desafio. Se um dos objetivos no futuro do Facebook é unificar plataformas, esse estreitamento vai modificar totalmente como os anúncios são elaborados e vinculados.

E essa é uma questão que a plataforma ainda deve pensar.

E não podemos esquecer, também, dos constantes golpes que a rede tem sofrido. Logo após a publicação de Mark, por exemplo, foi divulgado que havia um documento com milhares de senhas não encriptografadas disponível para para centenas de colaboradores da empresa. E isso desde 2012, então, esse parece ainda ser o calachar de Aquiles da plataforma.

Mas será que o futuro do Facebook vai realmente agradar os usuários? De um lado, temos realmente uma mudança de comportamento cada vez mais visível.

Parece que cada vez mais as pessoas querem ter acesso a conteúdos com tempo de vida curto, e que sejam mais direcionados. Mas, ao mesmo tempo, há empresas que na verdade querem alcançar o máximo de pessoas que conseguir.

A verdade é que cabe a Mark e sua equipe retomar a credibilidade que a rede social tinha. Seja por meio de mudanças de segurança, novos recursos, ou até mesmo um posicionamento totalmente novo da plataforma.

Mas para saber o real futuro do Facebook, nos resta apenas aguardar.

E você, qual sua opinião sobre esse novo posicionamento da rede social. Você acha que isso vai ajudar a ferramenta de alguma forma? Deixe sua opinião nos comentários.

Growth Hacker, especialista em performance de vendas, anos dedicado ao marketing de empresas varejo e atacado. Analista de mercado com background no mercado financeiro.

Deixe um comentário

Pin It