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Marketing Digital

Motivos para você não fazer o Marketing Digital da sua empresa sozinho!

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O marketing digital se tornou um ingrediente essencial para o sucesso de qualquer empresa. Segundo a pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, cerca de 94% das empresas entrevistadas escolheram o Marketing Digital como estratégia de crescimento. 

Isso porque, além de fortalecer a imagem das empresas dentro da web. Esse tipo de estratégia também pode gerar mais vendas para o negócio, e, ainda por cima, estimular a fidelização dos clientes. 

Contudo, para alcançar esses e outros resultados, é essencial buscar por ajuda profissional. 

Um dos maiores erros que os empreendedores cometem quando o assunto é marketing digital é tentar fazer por conta própria. Isso porque, mais problemas surgem no processo. 

Abaixo nós listamos alguns motivos para você não tentar fazer esse tipo de estratégia por conta própria, dentro do seu negócio. 

  • Os custos são mais altos 

Engana-se quem acredita que fazer o marketing digital “por conta própria” irá reduzir os custos. Na verdade, é justamente ao contrário. 

Isso porque, você acabará gastando muito dinheiro em várias tentativas e erros, principalmente em relação a publicidade nas redes sociais. Entender o funcionamento das métricas exige muita expertise

Não é à toa que os profissionais de marketing digital estão constantemente se atualizando. 

Se você realmente que ter uma estratégia de marketing digital dentro do seu negócio, que traga bons resultados e não gere prejuízos, então é essencial contar com uma agência especializada no assunto. 

  • Falta de profissionais com experiência 

Outro grande motivo para você não tentar fazer o marketing digital da sua empresa sem uma agência especializada é que dificilmente você terá profissionais com experiência a sua disposição. 

O marketing digital é muito amplo e engloba várias áreas, como marketing de conteúdos, social media, atendimento 2.0 e muito mais. Além disso, é preciso relembrar que por se tratar de uma estratégia focada na web, as coisas mudam com muita rapidez. 

O que era tendência há dois meses atrás hoje já pode estar obsoleto. Uma ferramenta as vezes ganha recursos quase semanalmente. E os comportamentos dos usuários da web mudam diariamente. 

Ou seja, é muito difícil que você, sem a formação e especialização necessária, consiga realmente criar ações assertivas para o seu negócio. 

  • Alta demanda de tempo

Todo empreendedor sabe que conseguir um tempinho livre no dia a dia corrido da empresa é uma missão quase impossível. São tantas tarefas e responsabilidades que arranjar tempo para fazer o marketing digital do seu negócio vai ser difícil. 

Muita gente acredita que apenas 30 minutos diários são suficientes para lidar com essa questão, o que é um erro. Na verdade, uma estratégia realmente eficiente exige muito tempo gasto. 

Isso porque, não basta você simplesmente criar uma postagem para as redes sociais e postar. É preciso: 

  • Estudar a fundo o seu segmento e todas as necessidades dos clientes;
  • Avaliar os concorrentes e o que eles estão fazendo dentro das redes sociais;
  • Elaborar um planejamento adequado, que leve em conta as principais técnicas do momento e as metas do seu negócio;
  • Fazer a produção de conteúdos em diferentes formatos para postar em diversos canais;
  • Postagem de todos os conteúdos conforme o calendário editorial;
  • Análise de métricas e muito mais. 

Tudo isso demanda tempo. Além disso, no caso de quem não tem experiência na área, com certeza será gasto muito mais tempo. 

  • Dificuldade para utilizar as ferramentas com eficiência 

Quando falamos de marketing digital, muitas pessoas acham que basta saber mexer no Facebook e Instagram que é possível criar estratégias. Esse é outro erro gigante que acaba fazendo que muitos empreendedores não consigam atingir os resultados almejados para a empresa dos sonhos. 

Para começar que a postagem em si é apenas uma parte pequena de todo o trabalho que envolve marketing para internet. Como mostramos acima, existem várias outras etapas que são essenciais. 

Existem também várias outras ferramentas e recursos que são utilizados nesse processo. Podemos citar, por exemplo, as próprias métricas do Facebook  e Instagram. 

Esses indicadores mostram dados importantes sobre o desempenho das ações, e pessoas que não são especializadas no assunto dificilmente vão conseguir interpretar esses dados. 

Além disso, existem ferramentas de e-mail marketing, CRM, gestão entre outras, que também só podem ser utilizadas corretamente por pessoas especializadas!!!!

  • Não ter uma equipe multidisciplinar 

Mais um dos motivos para você não tentar fazer marketing digital sem uma agência especializada é a falta de uma equipe disciplinar. 

Criar estratégias do gênero exige o conhecimento de profissionais de diversas áreas, desde social media até design. Cada um trará o conhecimento necessário para desenvolver as ações de maneira mais assertiva. 

Além disso, é esse time com conhecimentos diversos que poderá garantir que tudo seja produzido e entregue dentro do prazo. 

  • Dificuldade de manter a atualização constante do planejamento 

Por fim, um dos principais motivos para não tentar fazer o marketing digital da sua empresa dos sonhos é que você terá muita dificuldade de manter a atualização constante do seu planejamento. 

Muita gente “vende” por aí que divulgar marcas na internet é uma receita de bolo. Basta fazer a mesma coisa sempre para que os resultados venham, e isso é um grande equívoco. 

Em primeiro lugar, toda empresa é diferente da outra. Mesmo empreendimentos do mesmo segmento terão necessidades e particularidades próprias. 

Em segundo, como comentamos acima, a internet está constantemente mudando. Até algum tempo atrás, por exemplo, não existia o formato de reels, que hoje é uma das principais estratégias para quem deseja alcançar mais pessoas. 

Logo, é um erro dizer que basta fazer a mesma coisa sempre para conseguir resultados. Na verdade, quem opta por trabalhar com marketing digital precisa estar constantemente se atualizando. 

É preciso se manter por dentro das principais tendências da área, mas, também, se atentar as novidades de todas as ferramentas utilizadas dentro desse tipo de estratégia. 

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Growth Hacker, especialista em performance de vendas, anos dedicado ao marketing de empresas varejo e atacado. Analista de mercado com background no mercado financeiro.

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