O maior desafio que quase todas as empresas enfrentam é conquistar novos clientes. E, por isso, toda estratégia de marketing precisa ser pensada para gerar contatos capazes de se transformarem em clientes em potencial. Esses são os chamados leads.
É essencial compreender com clareza o conceito de lead, para criação e execução de estratégias focadas na atração de contatos. Por isso, neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre o conceito de leads e como conquistá-los. Confira.
O que são leads?
De modo geral, lead é um cliente em potencial que entra em contato com sua marca para saber mais sobre seu produto ou serviço. Geralmente esse possíveis clientes chegam através de iscas digitais.
Porém, o Lead não deve ser considerado como qualquer pessoa que integra o seu público-alvo. Ele é alguém que em algum momento e por algum meio demonstra interesse nas soluções que a sua empresa oferece.
Ou seja, no marketing, lead é um potencial consumidor que se interessou pelo seu produto ou serviço, a partir do preenchimento de formulários para download ou acesso de conteúdo ou pelo contato direto em busca de mais informações sobre a oferta.
Nem todo Lead é considerado um cliente ideal para o seu negócio, pois o normal é que você trabalhe esse leads, pois ainda que não tenha efetivado uma compra, ele pode demostra estar atento ao que você e a sua marca oferecem. E para obter maiores informações sobre os seus produtos ou serviços, ele está disposto a lhe fornecer informações pessoais, como nome e e-mail, em troca de conteúdos relevantes para ele. São justamente esses conteúdo que fará que seu possível cliente caminhe no funil de marketing. E não se preocupe se sua taxa de abertura ou venda por e-mail for baixa inicialmente. Temos um texto que fala especificamente de taxa de conversão por e-mails.
Ter o contato de várias pessoas é essencial para o seu negócio, para que você possa criar um bom relacionamento com elas e, assim, pensar em estratégias que possam transformá-las em clientes reais. Exitem estratégias de look a like e teste A/B que podem te ajudar a qualificar sua base.
Quanto maior número de clientes em potencial você tiver à sua disposição, maiores serão as chances de aumentar os resultados da sua empresa no médio e longo prazo.
Como conquistar os leads?
Um visitante pode se tornar um lead dependendo da maneira como interagir com seu site ou blog. Você precisa pensar em estratégias que possam fisgá-lo de modo a fazê-lo entregar seus dados para futuros contatos.
- Para atrair novos leads, considere que no topo do processo de decisão de um potencial cliente está o estágio da informação, em que ele quer entender sobre seu problema de consumo e como pode solucioná-lo. Por isso, ofereça informação através conteúdo de qualidade.
- Encontre quem está fazendo perguntas. Seja proativo e estabeleça meios para encontrar pessoas que queiram obter conhecimentos relacionados ao seu negócio.
- Otimize todos os seus conteúdos: invista em SEO, SEM e CPC. Busque identificar palavras-chaves próprias do seu segmento e específicas do seu negócio.
- Crie um mix de ferramentas, plataformas e formatos adequados ao seu negócio.
- Crie um Blog, pois, é uma das melhores e mais efetivas ferramentas para gerar leads.
- Aposte em formatos visuais: vídeos e imagens estão entre os conteúdos mais acessados nas redes, com índices de compartilhamento, engajamento e aceitação altíssimos. Por isso, qualquer estratégia para atrair tráfego e gerar leads deve incluir estes formatos.
- Deixe os formulários sempre à vista, eles são as portas geradoras de leads. Então, deixe-os bem posicionados, claros e visíveis.
- A CTA é essencial para levar um visitante a se tornar um lead e deve ser adequado ao conteúdo, direcionando os usuários.
Várias são as opções. Os vídeos podem ser: webinars, entrevistas, vídeo aulas, demonstrações de uso do produto, um anúncio e outras. E as imagens: fotos e infográficos são as que fazem mais sucesso. Disponibilize ebooks, pois eles têm um conteúdo mais profundo sobre um assunto ligado ao segmento da sua marca, demonstrando credibilidade e percepção de valor.
Faça dos clientes felizes seus melhores amigos.
A recomendação de sua marca por pessoas que tiveram uma experiência gera lead qualificado e propenso a realização de compras. Por isso, mantenha uma relação constante e realize o feedback das suas vendas. Dê atenção especial às informações de contato da sua empresa, isso transmite credibilidade e aumenta a possibilidade que um lead faça contato para obter mais informações.
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