Uma dúvida recorrente entre marcas que investir em marketing digital é sobre quais posts que geram engajamento. Hoje as redes sociais têm grande impacto na imagem e nos resultados de qualquer negócio.
Inclusive, uma pesquisa do Ibramerc (Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado) mostrou que 41% das empresas que passaram investir em ações nessas plataformas tiveram uma melhoria nas vendas. Além disso, é preciso ressaltar que estratégias assertivas também podem auxiliar no desenvolvimento da autoridade da sua marca no segmento.
Contudo, não basta apenas postar com frequência e ter muitos seguidores. É preciso ter engajamento!
É através dele que os algoritmos das redes sociais irão entender o quão relevante a sua marca é, e assim aumentar o alcance dela. Também é necessário ter em mente que o engajamento contribui para o fortalecimento da sua empresa na web, e até mesmo atrai mais pessoas para seus perfis.
Existe uma grande variedade de posts que você pode postar nas suas redes para aumentar o engajamento orgânico. E nós listamos abaixo alguns dos mais eficientes. Confira!
-
Bastidores da empresa
Mostrar o backstage é uma excelente forma de chamar a atenção dos usuários e mostrar a identidade da sua empresa. O público gosta dessa aproximação com a marca, pois sente que ela é mais humana, que não tem medo de mostrar como os bastidores funcionam.
Além disso, essa é ima excelente forma de valorizar o seu produto ou serviço, uma vez que você mostrará diretamente todo o trabalho por trás dele.
Vamos supor por exemplo que você tenha um e-commerce de roupas de marcas locais. Uma boa dica de postagem de bastidores é mostrar a linha de produção das peças.
Mostre todo o cuidado que a empresa tem para criar itens únicos, mas também valorizar os profissionais locais. Isso irá aproximar os usuários ainda mais da sua marca.
Ainda dentro do modelo de bastidores também é possível postar:
- Fotos dos colaboradores (trabalhando ou até mesmo em datas comemorativas);
- Processo logístico do seu empreendimento;
- Infraestrutura;
- Reformas, mudanças ou abertura de novas unidades entre outros
-
Conteúdo técnico
Conteúdos técnicos são excelentes materiais informativos. É muito comum que as pessoas tenham dúvidas em relação aos produtos, serviços ou até mesmo do mercado onde a empresa está inserida.
Logo, fazer postagens mais aprofundadas pode ajudar e muito a esclarecer as dúvidas do público.
Além disso, esse tipo de postagem também irá ajudar a sua marca a criar mais autoridade dentro do nicho de atuação, o que também irá contribuir para o fortalecimento da sua identidade dentro da web.
-
Memes e Gifs
Se tem uma coisa que bomba na internet são conteúdos cômicos. Então claro que memes e Gifs fazem muito sucesso nas redes sociais.
E o bacana desse tipo de conteúdo é que você consegue gerar uma aproximação mais informal com os clientes. Além disso é muito fácil adaptar esses conteúdos para o nicho do seu negócio.
Inclusive nós já vimos vários cases de sucesso utilizando memes, gifs e vídeos virais.
O McDonald’s, por exemplo, fez uma excelente ação em 2018 para promover o #FestivalCheddar. A Magalu também utiliza dessa estratégia frequentemente em suas redes sociais, principalmente no twitter.
Então vale à pena investir nesse tipo de conteúdo e adaptar memes, gifs e vídeos virais para o segmento da sua empresa. Além de gerar engajamento com certeza você vai se aproximar mais do público.
-
Mensagem Motivacional
Muitos empreendedores esquecem que os usuários das redes sociais são pessoas. Logo, a tendência é que eles tenham mais interesse por mensagens de tom humano, empático e motivacional.
Por isso os posts motivacionais são excelentes alternativas para gerar engajamento. Boa parte dos usuários vê o Facebook e principalmente o Instagram como locais para se espelharem e se sentirem motivados.
Consequentemente, eles buscam postagens e perfis que possa transmitir mensagens positivas.
Então nossa dica é investir também em mensagens em tom motivacional. Mas aqui é importante alinhar o tom usado pela sua empresa ao esperado pelo público.
Caso contrário você corre o risco que a postagem acabe com um visual artificial. O mesmo vale para quando a sua empresa fazer postagens em relação a movimentos, campanhas e ações sociais.
Não basta simplesmente usar palavras bonitas e cores da campanha. É preciso realmente transmitir que o seu negócio está alinhado com o pensamento demonstrado no post.
-
Depoimento de cliente
Esse é mais um dos posts que geram engajamento nas redes sociais com facilidade. E existem alguns motivos por trás desses resultados.
Primeiramente, ao postar a fala de algum consumidor satisfeito, você está valorizando diretamente quem adquiriu um produto ou serviço. Com isso, é possível atrair os seguidores da rede do cliente que fez o depoimento.
Além disso, esse tipo de post também ativa um poderoso gatilho mental, que é o de prova social. Basicamente esse gatilho desperta a confiança das pessoas através de provas sobre determinados produtos.
E essa prática é utilizada de várias maneiras na web. Tanto nas redes sociais como em lojas virtuais e em aplicativos. Por exemplo, a pessoa vai pedir uma comida no app de delivery e olha os comentários.
Se ela vê que o restaurante tem boas recomendações, a tendência é que ela confie na opinião dos outros clientes e faça o pedido. Agora, se as avaliações são ruins, provavelmente ela não vai se arriscar.
O mesmo acontece nas redes. Quando os usuários veem depoimentos de clientes no Facebook e Instagram, por exemplo, a tendência é que eles passem a dar um voto de confiança para a marca.
Esses são alguns exemplos de posts que geram engajamento nas redes sociais e que podem ser excelentes opções para sua estratégia de marketing digital. Contudo é importante ressaltar que o nível de engajamento também depende de outros fatores.
O ideal é sempre realizar testes com diferentes formatos para saber o que o seu público tem mais interesse. Além disso, é importante avaliar também periodicidade, horário de postagem e outros fatores para então definir o seu cronograma.
Quer mais dicas para melhorar suas estratégias de marketing digital? Então não deixe de assinar a nossa newsletter.