O Facebook Shops é uma das mais recentes ferramentas da plataforma. A rede social já reina na internet, somando quase 3 bilhões de usuários que utilizam algum de seus serviços.
E a nova ferramenta chega para atender um nicho que também cresce a passos largos, principalmente durante esse período de crise, o e-commerce.
Somente no primeiro semestre de 2020 o comércio eletrônico teve um crescimento de 145%. Ele já vinha registrando excelentes números nos últimos anos, mas a pandemia acabou aquecendo ainda mais o setor. Afinal de contas, as pessoas passaram a fazer mais compras online.
E a nova ferramenta do grupo de Mark Zuckerberg promete ajudar os pequenos negócios a ganharem mais espaço dentro desse mercado que tende a se tornar ainda mais forte nos próximos anos.
O que é o Facebook Shops?
O Facebook Shops foi lançado em maio e é uma ferramenta de criação de lojas online voltada para pequenos negócios. Ela é totalmente gratuita e funciona dentro da rede social.
A novidade já vinha sendo desenvolvida a cerca de um ano. Contudo, por conta do cenário pandêmico e dos desafios que ele criou para quem atua com comércio físico, a empresa resolveu acelerar o lançamento.
Como essa nova ferramenta funciona?
O funcionamento do Facebook Shops é relativamente simples. A ferramenta é integrada ao Facebook e permite que o empreendedor selecione os principais produtos que deseja expor em uma vitrine.
Mas você deve estar se perguntando, isso já não é possível dentro das páginas comerciais? Bom, você até consegue cadastrar produtos no seu catálogo da fanpage, contudo, há uma série de limitações.
Com essa nova ferramenta é possível ter uma vitrine digital personalizada conforme a identidade da sua loja. E tudo isso de forma totalmente gratuita.
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Onde é possível acessar o Facebook Shops?
Um dos motivos para o Facebook Shops ter chamado tanto a atenção é que ele permite o acesso através do Feed do Facebook, do Instagram e até mesmo Stories. Inclusive, a empresa já avisou que futuramente os planos são que ela seja integrada também ao Instagram, Messenger e Whatsapp.
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Finalização de pagamentos dentro da própria plataforma
Outra grande vantagem que essa ferramenta traz é a possibilidade de finalização da compra diretamente dentro dela. Até então, recursos como o Marketplace do Facebook permitiam que toda a negociação fosse feita dentro da rede social.
No entanto, o pagamento obrigatoriamente era feito fora da plataforma. Tanto pessoalmente quanto através de serviços de pagamentos.
Mas a novidade permite que o pagamento seja feito dentro do próprio Facebook Shops. Se preferir, o empreendedor também pode redirecionar o usuário para uma página externa de pagamento ou até mesmo usar a opção de mensagem direta.
Outras novidades do Facebook
Em maio, além do anúncio do Facebook Shops, a empresa também já falou sobre outras novidades que devem chegar na plataforma em breve.
De acordo com o comunicado oficial, logo os usuários do Instagram que realizam lives poderão marcar os produtos disponíveis na loja da rede social.
Não foram dados muitos detalhes sobre quando a novidade seria lançada e se ela será disponibilizada para todos os países com acesso ao Facebook. Mas a dinâmica de funcionamento desse novo recurso também é bem interessante.
Basicamente o empreendedor fará uma seleção prévia de produtos antes de iniciar uma live no perfil comercial. Esses itens irão aparecer para os expectadores ao longo da transmissão, e os usuários poderão comprar em tempo real.
Esse é um recurso que também deve ajudar os empreendedores, principalmente por estabelecer uma forma mais dinâmica de compra.
Por exemplo, o vendedor poderá fazer uma demonstração do produto ao vivo e o cliente poderá comprar na hora!
Além disso, o Facebook anunciou que também que está trabalhando em parceria com diversas empresas do e-commerce, tais como: WooCommerce; BigCommerce e Shopfy. O objetivo dessas parcerias é justamente ajudar os pequenos empreendedores que utilizam a rede social a passarem pelo processo de transformação digital e dessa forma modernizarem seus negócios.
Vale a pena investir no Facebook Shops?
Bom, mas a pergunta que muitos empreendedores estão fazendo atualmente é se vale à pena investir nessa nova ferramenta, tendo em vista que já existem vários recursos disponíveis atualmente. E a resposta é sim.
É preciso lembrar que atualmente o Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas em todo o mundo. E esse novo recurso chega justamente para dar ainda mais visibilidade para o empreendedor.
Além disso, apesar de muitos empreendedores estarem investindo em posicionamento online nessa crise, ainda há uma certa dificuldade em realmente gerar negócios através de ferramentas digitais.
De acordo com o State of Small Business Report (Relatório sobre a Situação das Pequenas Empresas), divulgado pelo Facebook, 31% dos donos e gerentes de pequenos negócios afirmaram que seus negócios não estão funcionando atualmente. Além disso, 28% reportaram redução e até mesmo ausência total do fluxo de caixa.
Mas por outro lado, aqueles empreendedores que estão apostando firmemente em estratégias digitais estão obtendo bons resultados. O estudo mostrou, por exemplo, que 51% das empresas entrevistadas registraram um aumento na interação online com seus clientes.
Além disso, pelo menos 35% dos empreendedores alterou as operações para conseguir aceitar pagamentos online.
A verdade o e-commerce se tornou uma ferramenta indispensável para a sobrevivência de empreendedores nesse período de crise. E ao que tudo indica, essa tendência deve continuar a ganhar força mesmo no pós-pandemia.
Logo, vale à pena sim investir no Facebook Shops.
Essa é uma possibilidade dos pequenos empreendedores terem uma loja virtual sem a necessidade de altos investimentos em desenvolvimento. E é sempre bom lembrar que o fato dessa ferramenta fazer parte do grupo Facebook é uma grande vantagem.
Isso porque a tendência é que o recurso se expanda para todos os demais aplicativos que fazem parte da empresa. Com isso, você terá um recurso que oferecerá presença em diferentes canais, e que a principio não irá gerar qualquer custo.
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