Com certeza a otimização de recursos é fundamental para qualquer gestão eficiente, a fim de aumentar o faturamento da empresa, não é mesmo?
Planejar estrategicamente formas de melhorar os resultados de sua empresa e fazer com ela cresça é imprescindível. E, por isso, é tão importante fazer alguns diagnósticos sobre essas ações. Assim, recorrer a análise SWOT pode contribuir significativamente para isso e, consequentemente, para o sucesso de seus projetos.
A análise SWOT é uma ferramenta que analisa os possíveis cenários ou situações que seu negócio pode vir a passar antes de tornar os seus projetos realidade e, dessa maneira, ela avalia maiores chances de sucesso. E por isso, é ela tão popular no Marketing.
Porn isso, Neste post, vamos ajudar você a entender melhor o conceito da análise SWOT e como ela pode contribuir para o seu negócio. Confira.
O que é Análise SWOT
A sigla SWOT em inglês significa Strengths que representam as forças; Weaknesses, as fraquezas; Opportunities, as oportunidades e Threats, as ameaças. No entanto, esta ferramenta em português é conhecida como análise FOFA – Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.
- Forças: representam as vantagens internas que o seu negócio tem a oferecer;
- Fraquezas: são as características que desfavorecem a sua empresa ou as suas desvantagens diante dos concorrentes;
- Oportunidades: pontos positivos, ligados ao ambiente externo, que envolve a potencial vantagem competitiva da empresa;
- Ameaças: são todos os elementos que podem criar um ambiente desfavorável e comprometer a vantagem competitiva da empresa.
Geralmente, as forças e as fraquezas estão ligadas aos fatores internos e representam a situação presente da empresa. Por isso, são importantes para que a empresa reconheça e usufrua dos pontos positivos e crie planos de melhoria para os pontos fracos. As oportunidades e as ameaças estão relacionadas ao futuro e aos fatores externos que permitem antecipações às possíveis situações negativas que possam surgir com a implementação de determinadas estratégias e/ou de situações positivas que possam servir de apoio para atingir os objetivos traçados.
Portanto, a análise SWOT é uma ferramenta que analisa todos os cenários entorno de seu negócio, analisa as combinações de ambientes a fim de auxiliar no planejamento estratégico e facilitar as tomadas de decisões, antes da implementação de qualquer estratégia que possa impactar a sua empresa.
Assim sendo, ela proporciona um diagnóstico completo dos ambientes internos e externos, dos pontos positivos e negativos com base no projeto que se pretende implementar com o objetivo de dar suporte à gestão e ao planejamento estratégico para ajudar o seu negócio a correr menos riscos e aproveitar assertivamente as oportunidades.
Como a análise SWOT contribui para a sua empresa
Por exemplo, imagine-se em uma situação: a sua empresa pretende explorar novos mercados. Naturalmente, para você investir nesse projeto, é necessário conhecer intimamente o caminho que precisará percorrer, os possíveis riscos para chegar ao sucesso.
Em síntese, é aí que a análise SWOT entra, ela é a ferramenta que proporcionará maior segurança na tomada de decisão. Com base em seus diagnósticos, as possíveis ações a serem implementadas serão com certeza mais assertivas.
Quando você consegue se antecipar às possibilidades negativas, por exemplo, do seu projeto, é possível estabelecer um planejamento melhor estruturado, mais assertivo e alavancar melhores resultados.
Então, a análise SWOT pode mostrar informações importantes ao seu negócio e dar um retorno do que você precisa melhorar ou não, além disso, essa ação pode refletir diretamente nos recursos financeiros da sua empresa.
Quais os objetivos da análise SWOT?
- Diagnosticar a situação da empresa a fim de fortalecer pontos positivos e melhorar o que precisa;
- Identificar itens primordiais de atuação para uma boa gestão organizacional;
- Antecipar às situações conforme condições de mercado e capacidade da empresa;
- Contribuir no desenvolvimento da estratégia de negócio;
- Diminuir os erros de negócio.
Principais benefícios da matriz SWOT
A análise SWOT não exige habilidades específicas, somente conhecimento aprofundado da empresa; permite que informações distintas estejam reunidas em um único lugar, facilitando a visualização; é flexível; por isso promove maior colaboração entre gestores e colaboradores.
Gostou do nosso post? Então, assine nosso newsletter.