fbpx
Branding - gestão de marca

Como a Análise SWOT pode contribuir na sua empresa

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Com certeza a otimização de recursos é fundamental para qualquer gestão eficiente, a fim de aumentar o faturamento da empresa, não é mesmo?

Planejar estrategicamente formas de melhorar os resultados de sua empresa e fazer com ela cresça é imprescindível. E, por isso, é tão importante fazer alguns diagnósticos sobre essas ações. Assim, recorrer a análise SWOT pode contribuir significativamente para isso e, consequentemente,  para o sucesso de seus projetos. 

A análise SWOT é uma ferramenta que analisa os possíveis cenários ou situações que seu negócio pode vir a passar antes de tornar os seus projetos realidade e, dessa maneira,  ela avalia maiores chances de sucesso. E por isso, é ela tão popular no Marketing.

Porn isso, Neste post, vamos ajudar você a entender melhor o conceito da análise SWOT e como ela pode contribuir para o seu negócio. Confira. 

O que é Análise SWOT

A sigla SWOT em inglês significa Strengths que representam as forças; Weaknesses, as fraquezas; Opportunities, as oportunidades e Threats, as ameaças. No entanto, esta ferramenta em português é conhecida como análise FOFA – Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.     

  • Forças: representam  as vantagens internas que o seu negócio tem a oferecer;
  • Fraquezas: são as características que desfavorecem a sua empresa ou as suas desvantagens diante dos concorrentes; 
  • Oportunidades: pontos positivos, ligados ao ambiente externo,  que envolve a potencial vantagem competitiva da empresa;
  • Ameaças: são todos os elementos que podem criar um ambiente desfavorável e comprometer a vantagem competitiva da empresa.               

Geralmente, as forças e as fraquezas estão ligadas aos fatores internos e representam a situação presente da empresa. Por isso,  são importantes para que a empresa reconheça e usufrua dos pontos positivos e crie planos de melhoria para os pontos fracos. As oportunidades e as ameaças estão relacionadas ao futuro e aos fatores externos que permitem antecipações às possíveis situações negativas que possam surgir com a  implementação de determinadas estratégias e/ou de situações positivas que possam servir de apoio para atingir os objetivos traçados.

Portanto, a análise SWOT é uma ferramenta que analisa todos os cenários entorno de seu negócio, analisa as combinações de  ambientes a fim de auxiliar no planejamento estratégico e facilitar as tomadas de decisões, antes da implementação de qualquer estratégia que possa impactar a sua empresa.

Assim sendo, ela proporciona um diagnóstico completo dos ambientes internos e externos, dos pontos positivos e negativos com base no projeto que se pretende implementar com o objetivo de dar suporte à gestão e ao planejamento estratégico para ajudar o seu negócio a correr menos riscos e aproveitar assertivamente as oportunidades.

Como a análise SWOT contribui para a sua empresa

Por exemplo, imagine-se em uma situação: a sua empresa pretende explorar novos mercados. Naturalmente, para você investir nesse projeto, é necessário conhecer intimamente o caminho que precisará percorrer, os possíveis riscos para chegar ao sucesso.

Em síntese, é aí que a análise SWOT entra, ela é a ferramenta que proporcionará maior segurança na tomada de decisão. Com base em seus diagnósticos, as possíveis ações a serem implementadas serão com certeza mais assertivas.

Quando você consegue se antecipar às possibilidades negativas, por exemplo, do seu projeto, é possível estabelecer um planejamento melhor estruturado, mais assertivo e alavancar melhores resultados.

Então, a análise SWOT pode mostrar informações importantes ao seu negócio e dar um retorno do que você precisa melhorar ou não, além disso, essa ação pode refletir diretamente nos recursos financeiros da sua empresa.

Quais os objetivos da análise SWOT?

  • Diagnosticar a situação da empresa a fim de fortalecer pontos positivos e melhorar o que precisa;
  • Identificar itens primordiais de atuação para uma boa gestão organizacional;
  • Antecipar às situações conforme condições de mercado e capacidade da empresa;
  • Contribuir no desenvolvimento da estratégia de negócio;
  • Diminuir os erros de negócio.

Principais benefícios da matriz SWOT 

A análise SWOT  não exige habilidades específicas, somente conhecimento aprofundado da empresa; permite que informações distintas estejam reunidas em um único lugar, facilitando a visualização; é flexível; por isso promove maior colaboração entre gestores e colaboradores.

Gostou do nosso post? Então, assine nosso newsletter.

Growth Hacker, especialista em performance de vendas, anos dedicado ao marketing de empresas varejo e atacado. Analista de mercado com background no mercado financeiro.

Deixe um comentário

Pin It